Home Futebol Dia do Trabalho: 5 trabalhadores fundamentais para os clubes de futebol

Dia do Trabalho: 5 trabalhadores fundamentais para os clubes de futebol

Em meio à pandemia, vários deles têm sofrido e até sido desligados dos clubes

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Os clubes de futebol não funcionariam apenas com comissão técnica, jogadores e gestores internos, já que toda a parte estrutural é necessária para o dia-a-dia.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

No Dia do Trabalho, justamente um dia após o Flamengo anunciar a dispensa de mais de 60 trabalhadores de baixo custo, o Torcedores lista 5 trabalhadores que são fundamentais para o amplo funcionamento dos clubes de futebol no Brasil e no mundo. Veja:

Roupeiro
Normalmente são os que se mantém por mais tempo em um clube de futebol, especialmente por sua ligação histórica e por seu conhecimento de vestiário. O roupeiro é o responsável por organizar tudo, sem erros, e separar camisas, calções e meiões dos atletas. No Corinthians, por exemplo, o roupeiro é o Seu Miranda, que está há mais de 55 anos na rouparia.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJjdFp4WGVqSSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Massagista
O departamento médico é outra ala fundamental para o funcionamento dos clubes, mas poucos se atentam à importância do massagista, responsável por acalmar o músculo dos atletas e com trabalhos diários pré e pós-treinos, além de ter papel fundamental em dias de jogos.

Seguranças
Outro trabalhador fundamental em dias de jogos é o segurança, aquele que protege os atletas em dias de protestos após derrotas ou mesmo que organiza todo o cordão de torcedores em dias de festas. Nenhum grande clube funciona sem seus seguranças.

Motorista
Mesmo com toda a comodidade de transporte dos grandes clubes, todos eles precisam dos singelos motoristas para encaminharem os ônibus do CT para o estádio, do estádio para o CT e para qualquer outra coisa que seja necessária.

PUBLICIDADE

Copeiros
Os trabalhadores da cozinha são fundamentais para promoverem ajuda e conforto aos atletas, tanto é que são costumeiramente lembrados por todos. São os responsáveis por atenderem pedidos e por organizarem internamente o que poucos acompanham, o setor de alimentos dos clubes.

Leia mais:
Trio MSN: Por onde andam os jogadores do Barcelona que conquistaram a Champions League de 2014/15?