Home Futebol 6 clubes que escaparam do rebaixamento nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro

6 clubes que escaparam do rebaixamento nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro

Frequentar as quatro últimas posições da tabela do Campeonato Brasileiro, é algo que afeta psicologicamente os jogadores e sair dessa situação é difícil, ainda mais quando está no fim da competição

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.

A reta final do Campeonato Brasileiro é sempre emocionante, já que é nas últimas rodadas que se decide quem será campeão, quem vai para a libertadores, Sul-Americana e quem fica ou quem cai para a segunda divisão da competição. Relembramos clubes que conseguiram escapar do fantasma da série B nas últimas rodadas do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Grêmio (2003)

Naquele ano, o Campeonato Brasileiro era disputado por 24 clubes. O Grêmio ocupava a 23ª posição com 47 pontos. Na briga para escapar estavam: Paysandu (48), Fluminense (49), Fortaleza (49) e Ponte Preta (47). Ponte Preta e Fluminense venceram e escaparam do rebaixamento. O Paysandu empatou e também ficou fora de perigo, ou seja, só uma vitória salvaria o Tricolor Gaúcho. Grêmio venceu o Corinthians por 3×0 e escapou do rebaixamento.

PUBLICIDADE

Fluminense (2009)

Dado como praticamente rebaixado, com 99% de chances de frequentar a série B em 2010, o Fluminense surpreendeu em uma arrancada fantástica. Venceu seis jogos seguidos:

Fluminense 2 x 1 Atlético-MG

Cruzeiro 2 x 3 Fluminense

PUBLICIDADE

Fluminense 1 x 0 Palmeiras

Fluminense 2 x 1 Atlético-PR

Sport 0 x 3 Fluminense

Fluminense 4 x 0 Vitória

PUBLICIDADE

Com isso, o Fluminense entrou na última rodada com 45 pontos e enfrentaria o Coritiba (44), não venceu, mas empatou em 1×1. Resultado que foi o suficiente para livrar o time do rebaixamento.

Vitória (2016)

O clube que frequentou a zona de rebaixamento em boa parte do Campeonato Brasileiro daquele ano, escapou do rebaixamento no final da competição, mesmo perdendo para o Palmeiras, o clube se salvou. Isso porque o Internacional não venceu seu jogo contra o Flu.

Sport (2017)

PUBLICIDADE

O clube pernambucano chegou à 38ª rodada na 17ª posição, com 42 pontos, um a menos que Coritiba e Vitória, que estavam fora da zona de rebaixamento. Na última partida, o time pernambucano venceu o Corinthians em casa, por 1 a 0, e escapou da queda. Coritiba perdeu para a Chapecoense e foi rebaixado, já o Vitória escapou, mesmo com a derrota para o Flamengo.

Botafogo (2009)

Assim como o Fluminense, o Botafogo também corria sérios riscos de rebaixamento em 2009. Na última rodada, o Fogão ocupava a 17ª posição, com 44 pontos, mesmo número do Coritiba, que era o 16º. O time carioca venceu o Palmeiras em casa, por 2 a 1, e escapou. O Coxa acabou rebaixado, após o empate com o Fluminense.

Figueirense (2015)

PUBLICIDADE

O time chegou à última rodada ocupando a 17ª posição com 40 pontos, um a menos que o rival Avaí. Mas, ao vencer o Fluminense em casa, o Figueirense escapou. Escapar do rebaixamento teve um gosto especial para o clube, já que rebaixou o maior rival, Avaí que empatou com o Corinthians.

LEIA MAIS:

6 brasileiros na Europa que estão sendo especulados no futebol brasileiro

PUBLICIDADE

6 chuteiras que marcaram época