Home Futebol 90% dos árbitros da Espanha torcem para o Real Madrid, diz ex-árbitro espanhol

90% dos árbitros da Espanha torcem para o Real Madrid, diz ex-árbitro espanhol

Segundo Iturralde González, “70% da população espanhola, sem contar a Catalunha, é madridista”

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

Não é novidade que na Espanha, as duas maiores torcidas são as do Real Madrid e Barcelona. Mas o ex-árbitro Eduardo Iturralde González afirma que este panorama se repete quando se trata dos árbitros espanhóis. Isento nesta discussão, já que é torcedor do Athletic Bilbao, o basco afirma que os homens do apito não vieram de marte, se escolheram esta profissão é porque gostam de futebol. Contudo, Iturralde afirma também que o clube de coração não interfere nas decisões dos árbitros nos jogos.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Em recente entrevista concedida ao programa El Larguero da Rádio Cadena SER, Iturralde González deu declarações fortes sobre a arbitragem espanhola. Segundo o basco, “Gostem ou não os torcedores do Barcelona, 70% dos espanhóis, sem contar a Catalunha, são madridistas”. “Agora tem mais torcedores do Barça, porque os jovens viram os títulos do time treinado pelo Guardiola. Mas antes da ‘Era Messi’ quantas pessoas torciam pelo Real Madrid? Uns 70%?”, declarou o ex-árbitro. Quando questionado sobre o número de árbitros que são madridistas ou culés, Iturralde foi direto, “90% e 10%”.

 

PUBLICIDADE

Os árbitros do futebol espanhol não vieram de Marte

Torcedor declarado do Athletic Bilbao, Iturralde acredita que o time de coração não interfere nas decisões durante os jogos. “Todo mundo sabe que eu torço para o Athletic, mas eu prejudicaria ele para ser justo em uma partida” afirmou o ex-árbitro basco. Anteriormente, em 2014, Eduardo já havia falado sobre este assunto em entrevista ao programa Tiki Taka da Marca TV. “Os árbitros do futebol espanhol não vieram de Marte. Se tornam árbitros porque gostam de futebol, e se gostam de futebol acho difícil que não torçam para nenhuma equipe”, declarou o ex-árbitro FIFA.

Apesar de ser torcedor do Bilbao, o ex-árbitro admite que grande parte da Espanha torce para Barcelona e Real Madrid porque são os mais vencedores. “Sem dúvida, no resto da Espanha a maioria das pessoas torcem para o Real ou para o Barça, porque são as equipes que vencem. Então os árbitros que vem de lá (estados não bascos), a maioria é madridista. E isso não quer dizer que quando apitam jogos do Real Madrid eles não sejam profissionais” afirmou Iturralde.

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Futebol uruguaio poderá voltar em meados de agosto