Home Futebol A Era das Academias: relembre como foram os períodos do Palmeiras

A Era das Academias: relembre como foram os períodos do Palmeiras

Ademir da Guia, Valdir de Moraes, Leivinha e Leão foram apenas alguns dos jogadores que fizeram parte das duas décadas de ouro do Palmeiras

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Palmeiras tem muitas glórias ao longo de sua história, mas duas épocas são especiais para todo o torcedor palestrino: a Primeira e a Segunda Academia. De cada período surgiu alguns dos ídolos da equipe como Leão e Ademir da Guia e que até hoje são lembrados por todo o trabalho feito.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJaZ3pUZHFPNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

A Primeira Academia do Palmeiras aconteceu entre 1961 a 1970. Com um elenco muito bom, a equipe alviverde conquistou os principais títulos da década como o Campeonato Paulista e o Rio São Paulo. Com Ademir da Guia sendo o principal nome da geração, a equipe conseguiu evitar a sequência de 12 títulos estaduais do Santos e passou por cima dos principais rivais.

PUBLICIDADE

Durante o período da Primeira Academia, o Palmeiras conquistou a Taça Brasil de 1967 e 1969, o Campeonato Paulista em 1963 e 1966 e o Torneio Rio-São Paulo de 1965. O destaque fica para o troféu do regional em que 16 jogos foram 12 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. O ataque alviverde da época era tão mortal que foram 49 gols marcados, mais do que o dobro do segundo colocado incluindo duas goleadas contra o Santos (7 a 1) e o São Paulo (5 a 0).

A chegada da década de 1970 trouxe outra era de ouro do Palmeiras. Na Segunda Academia, o Verdão manteve uma base sólida de muita qualidade apesar de ter trocado alguns jogadores. Os 10 anos seguintes foram marcados por protagonismo de diferentes personagens: o goleiro Leão e os atacantes Leivinha e César Maluco que foram reunidos com Ademir da Guia. Foram mais dois troféus Ramon de la Caranza (1974 a 1975), o Torneio Mar Del Plata (1972), dois Campeonato Brasileiro (1972 e 1973) e mais três Campeonatos Paulista (1972, 1974 e 1976). A hegemonia palmeirense e o estilo de jogo foram fundamentais para a construção de uma nova geração de ídolos e conquistas palmeirenses.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Quantos títulos o Palmeiras ganhou na década de 90?

Qual é a maior venda de jogador da história do Palmeiras?

“O Palmeiras bate de frente com grandes clubes da Europa”, diz Dudu