Home Futebol Zé Roberto, Juan e mais: veja brasileiros que fizeram história no Bayer Leverkusen

Zé Roberto, Juan e mais: veja brasileiros que fizeram história no Bayer Leverkusen

Na total, 23 jogadores brasileiros vestiram a camisa do Bayer Leverkusen

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

Nesta segunda-feira (18), o Bayer Leverkusen derrotou o Werder Bremen por 4 a 1. A partida encerrou a 26ª rodada da Bundesliga, no retorno do futebol na Alemanha durante a pandemia de coronavírus. Mas, se tratando do time alemão propriamente, a relação com jogadores brasileiros vem de alguns anos.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Em 1987, o meia Tita, multicampeão pelo Flamengo, chegou ao Bayer Leverkusen como primeiro brasileiro na história do clube. Foi apenas uma temporada em terras alemãs, mas com sucesso. Em 26 jogos, marcou 12 gols, sendo um deles na final da Copa da Uefa, sendo campeão do torneio.

PUBLICIDADE

Após isso, outros 22 “brazucas” passaram por Leverkusen, sendo porta de entrada de muitos no futebol europeu. Alguns se destacaram, outros nem tanto. No elenco atual da equipe, há dois representantes do nosso país: o lateral-esquerdo Wendell, ex-Grêmio, e o atacante Paulinho, ex-Vasco.

Abaixo, veja jogadores que brilharam pelo Bayer Leverkusen:

PUBLICIDADE

Paulo Sérgio

Tetracampeão mundial com a Seleção em 1994, jogou no Bayer de 1993 a 1997. Com 47 gols marcados, está entre os 10 maiores artilheiros do clube.

Paulo Rink

Viveu seu melhor momento na carreira em Leverkusen, onde jogou entre 1997 e 2001. Na época, se naturalizou e atuou pela seleção alemã.

Emerson

Antes de atuar por Roma, Juventus, Real Madrid e Milan, o volante teve como primeira experiência na Europa o Bayer Leverkusen, de 1997 a 2000.

Zé Roberto

O atleta teve passagens marcantes por Bayern de Munique e Hamburgo. Porém, seu primeiro sucesso na Alemanha foi no Leverkusen, entre 1998 e 2002.

PUBLICIDADE

França

Após se destacar no São Paulo, o atacante foi para o Bayer Leverkusen, onde atuou de 2002 a 2005. De lá, foi para o Japão, onde jogou até se aposentar.

Lúcio

Primeiro zagueiro brasileiro de sucesso no Bayer. Contratado em 2000, permaneceu até 2004. Nesse meio tempo, foi pentacampeão com a Seleção.

Juan

Chegado do Flamengo em 2002, o zagueiro formou dupla com Lúcio em Leverkusen durante um tempo. Em 2007, se transferiu para a Roma.

Roque Júnior

Pentacampeão em 2002 ao lado de Lúcio, o defensor chegou em 2004 ao clube alemão exatamente para substituir seu compatriota. Por lá, ficou até 2007.

PUBLICIDADE

Renato Augusto

Em 2008, então com 20 anos, a cria do Flamengo desembarcou no Bayer Leverkusen, onde atuou até o fim de 2012, quando acertou com o Corinthians.

LEIA TAMBÉM
Bruno Henrique, Damião e outros: veja jogadores que saíram da várzea e viraram profissionais