Home Futebol Capital manda no Pernambucano; confira lista de campeões estaduais

Capital manda no Pernambucano; confira lista de campeões estaduais

Campeonato Pernambucano tem domínio absoluto da capital sobre o interior em matéria de títulos

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Enquanto muitos campeonatos estaduais veem a força de seus times do interior, o Campeonato Pernambucano tem tendência inversa. Um domínio praticamente absoluto da capital Recife em cima do interior em matéria de títulos.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJLR2h0dWNUeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Dito isto, quem entre Sport, Santa Cruz e Náutico é o maior campeão do estado? O Torcedores.com mostra a lista dos times que se consagram campeões em Pernambuco.

PUBLICIDADE

Pernambuco é Sport

O Sport é o maior dono de títulos do estado de Pernambuco. Ao todo, o Rubro-Negro foi 42 vezes campeão do estado, sendo também o atual detentor da taça estadual. E a diferença para o segundo colocado da lista, o Santa Cruz, é de 13 títulos.

Com 29 campeonatos, o Tricolor é o segundo colocado da lista, deixando o Náutico em terceiro colocado, com 22 Pernambucanos conquistados. Uma demonstração de força do Leão sobre seus maiores rivais.

Diferença ampla para os demais

PUBLICIDADE

Os outros times que conquistaram o Pernambucano tem juntos, 12 títulos. O que mais foi campeão desta lista foi o América, seis vezes campeão estadual. A última delas, em 1944. E o único time ainda em atividade da lista dos ‘demais’.

Torre, Tramways e Flamengo são os outros times a terem também conquistado o estadual além do Trio de Ferro. O título do América foi o último do estado a não ter sido conquistado por Sport, Santa ou Náutico.

Interior? Ainda nada

Ao contrário de diversos estaduais em que a força do interior foi sentida, o Campeonato Pernambucano jamais teve em sua história uma equipe que não fosse de Recife como campeã. E apenas três equipes de fora da Capital, Salgueiro, Central de Caruaru e Porto, puderam dizer que chegaram perto da quebrar a supremacia recifense. Cada um destes três coleciona dois vice-campeonatos estaduais.

PUBLICIDADE

Confira a lista de campeões do Campeonato Pernambucano

Sport – 42

Santa Cruz – 29

Náutico – 22

PUBLICIDADE

América-PE – 6

Torre – 3

Tramways – 2

Flamengo – 1
LEIA MAIS

Primeiro ‘Brasileirão’ envolveu equipes de estados e não clubes; confira

PUBLICIDADE

(Crédito da foto: Divulgação/Federação Pernambucana de Futebol)