Home Futebol CBF adota regra de cinco substituições por jogo nas competições de 2020

CBF adota regra de cinco substituições por jogo nas competições de 2020

Presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, Leonardo Gaciba confirmou a novidade, em rápido

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Após a Fifa mudar temporariamente as regras do futebol mundial e permitir que cada equipe faça até cinco substituições por partida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai adotar a novidade, nas competições oficiais de 2020.

É o que confirmou Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, em rápido contato por Whatsapp com a reportagem do Torcedores. 

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

De acordo com o dirigente, a nova regra também vai valer para as competições que estão em andamento, como no caso da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

O torneio nacional chegou à metade da terceira fase, até a paralisação do futebol brasileiro por tempo indeterminado em virtude da pandemia do coronavírus.

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba confirmou a novidade, em rápido contato com a reportagem do Torcedores - imagem: reprodução/CBF

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba confirmou a novidade, em rápido contato com a reportagem do Torcedoresimagem: reprodução/CBF

Conmebol resiste à novidade

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, se mostrou surpreso com a decisão da Fifa. Mediante as redes sociais, ele afirmou que a entidade vai discutir a nova regra.

“Estamos surpresos com esta medida que não foi consultada com nossa confederação. A Conmebol vai convocar um comitê de especialistas para que se analisem e apresentem as conclusões ao Conselho, quem decidirá sobre a conveniência de adotar as novas regras nos torneios da América do Sul”, twittou Domínguez.

Fifa explica nova regra

Em nota oficial, a Fifa declarou que a regra de cinco substituições é válida até o dia 31 de dezembro de 2020. A entidade também disse que a medida tem o objetivo de preservar a saúde dos jogadores.

“A mudança temporária vem para forçar um efeito imediato e foi feita tanto nas partidas que serão jogadas num curto período como em diferentes condições temporais”, explicou.

PUBLICIDADE

Leia também:

Canarinho da CBF entrega alimentos a famílias carentes, em campanha da entidade; veja imagens

CBF oficializa novo auxílio financeiro a árbitros e assistentes do futebol brasileiro