Home Futebol Cinco passagens e números expressivos: veja tudo o que Luxemburgo já fez no Palmeiras

Cinco passagens e números expressivos: veja tudo o que Luxemburgo já fez no Palmeiras

Treinador é o maior campeão da história do clube

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O técnico Vanderlei Luxemburgo pode ser considerado o maior técnico da história do Palmeiras, ao menos por contagem de títulos, como foi publicado no último domingo (10), pelo Torcedores (leia mais).

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Mas o treinador é muito mais que isso pelo clube. Em suas cinco passagens, mudou o futebol da equipe e chamou a atenção com a equipe do início da era Parmalat, entre 1993 e 1994, e especialmente com o Palmeiras dos 100 gols, em 1996.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBb213VjRWYSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Os números foram expressivos e Luxemburgo foi considerado o melhor técnico do Brasil na década de 90, especialmente pelo futebol apresentado pelo alviverde.

Em 1993, quando chegou ao clube, o título paulista estava encaminhado, mas o Brasileiro foi por sua conta. Ficou até 1994 e somou número de vitórias que impressionou. Foram 51 partidas, 33 vitórias, 10 empates e apenas 8 derrotas.

Foram cinco títulos na primeira passagem: dois Paulistas, dois Brasileiros e um torneio Rio-São Paulo.

PUBLICIDADE

Após passagens por Flamengo e Paraná Clube, retornou ao clube em 1995 e no ano seguinte formou o time que marcou 102 gols em uma única edição de Campeonato Paulista. Com jogadores que eram promessas e se tornaram craques, com Rivaldo, Djalminha, Luizão, Junior, Roque Junior, entre outros, o Palmeiras brilhou com Luxemburgo e chegou à final da Copa do Brasil, mas perdeu para o Cruzeiro.

A dominância do Palmeiras naquele Paulistão assustou os próprios rivais. Ao fim da competição, o clube ficou com 83 pontos somados, enquanto o segundo colocado Santos fez 55. Foram 27 vitórias em 30 jogos, dois empates e uma única derrota.

Após rodar pelo rival Corinthians, Santos e Seleção Brasileira, Luxemburgo voltou ao Verdão em 2002 e teve sua pior passagem pelo clube. Foram poucos jogos e a vexatória eliminação para o Asa de Arapiraca na Copa do Brasil. Deixou a equipe no meio da temporada e o Palmeiras caiu para a Série B no fim do ano.

Retorno para mais um título paulista
Luxemburgo voltou para o Palmeiras 2008 para voltar a conquistar o Paulistão após 12 anos. Todos os últimos quatro títulos paulistas do Verdão foram sob o comando do treinador, que se consolidou de volta ao futebol nacional após formar um time competitivo.

PUBLICIDADE

Campeão, comandou a equipe por 71 jogos e só saiu em 2009 após divergências com a diretoria e com o atacante Keirrison, que deixou o Palmeiras após seis meses para defender o Barcelona.

Volta em 2020
Esquecido pelo mercado, Luxemburgo voltou a treinar um grande clube em 2019, quando livrou o Vasco do rebaixamento. Com a demissão de Felipão e Mano Menezes do comando técnico do Palmeiras, o nome do veterano voltou à tona para a quinta passagem e se confirmou.

O técnico conquistou a Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada, e deve ser classificar no Paulistão. A equipe ainda disputou dois jogos na Libertadores e venceu ambos, chegando à liderança do grupo. São 12 jogos em 2020, com sete vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Leia mais:
Por onde andam os jogadores do Palmeiras dos 100 gols que brilhou em 1996?

PUBLICIDADE