Home Mídia Esportiva Cleber Machado comenta narração histórica na Fórmula 1: “Ando na rua e o cara grita ‘hoje sim'”

Cleber Machado comenta narração histórica na Fórmula 1: “Ando na rua e o cara grita ‘hoje sim'”

Em entrevista ao programa ‘Os Canalhas’ do UOL, o narrador Cleber Machado falou sobre a narração histórica de corrida da Formula 1

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.
PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido e até usado a expressão: ‘Hoje não, hoje não… Hoje sim! Hoje sim!“. Mas você conhece a origem do ‘meme’? O autor foi Cleber Machado, e o palco foi o GP de Fórmula 1 na Áustria em 2002.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A história da narração:

Naquele dia, Rubens Barrichello liderava a prova, e tinha seu companheiro de equipe e líder do campeonato, Micheal Schumacher logo atrás. Vale lembrar que um ano antes, naquele mesmo circuito e naquela mesma situação, Rubinho deixou Schumacher o ultrapassar, devido à ordens da Ferrari. Tudo para ajudar o alemão na pontuação geral da temporada.

Cleber Machado narrava a corrida pela Globo, e assim como todo brasileiro, estava empolgado pela liderança de Barrichello. Lembrando do episódio do ano anterior, na última volta da corrida, o narrador vê Rubinho chegando para a vitória e na sequência vê o brasileiro desacelerando para Schumacher passar: “Hoje não, hoje não… Hoje sim! Hoje sim!

PUBLICIDADE

O acontecimento histórico, foi seguido de vaias pelo público presente e frustração por parte da equipe da Globo que cobria o evento.

Fala Cleber Machado!

Em entrevista ao programa ‘Os Canalhas’ do UOL’, Cleber Machado falou sobre a narração que virou meme, e conta que até se incomodou com isso, mas hoje vê o episódio de maneira engraçada.

“Durante algum tempo ficou na minha cabeça: ‘os caras acham que foi uma gafe ou os caras acham que foi natural?’. E natural, para mim, é a palavra. Você hoje tem muito humor. Todo mundo é muito engraçado. Todo mundo faz piada, e nem todo mundo é bom de piada.”

Ele conta que se sentiu melhor, ao saber da reação de Rubinho com aquela narração.

PUBLICIDADE

“Tem toda uma história de um ano anterior, do meio da corrida, e a minha reação foi natural. Hoje eu acho que foi mais natural e menos gafe, não tem nada de gafe, e o dia que o Rubinho Barrichello falou para mim assim ‘quando eu ouvi, fiquei satisfeito ao sentir a sua indignação’. E eu acho que esse era o sentimento naquele momento. De uma indignação. De uma coisa completamente fora de propósito que foi feita naquela corrida.”

Cleber Machado finaliza citando que sempre é lembrado pela torcida brasileira pelo ‘Hoje não, hoje sim’.

Isso fez agora 18 anos e até hoje eu ando na rua e o cara grita pra mim hoje sim, hoje não.

Relembre a narração histórica:

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Prost, Rubinho, Massa; veja 6 pilotos de ponta que não foram campeões com a Ferrari