Com hat-trick, Palmeiras venceu invicto Corinthians primeiro Dérbi da história, há 103 anos
Primeiro Dérbi entre Palmeiras e Corinthians completa 103 anos nesta quarta-feira (6)
Divulgação/Site Oficial do Palmeiras
A maior rivalidade de São Paulo completa aniversário nesta quarta-feira. Neste dia, completam-se 103 anos da realização do primeiro Dérbi entre Palmeiras e Corinthians, iniciando uma rivalidade que entrou para a história pelos inúmeros jogos decisivos.
[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJZanNvVkp6diIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A partida aconteceu no dia 6 de maio de 1917, pelo primeiro turno do Campeonato Paulista de 1917. O Corinthians vinha para a partida contra o então Palestra Itália embalado por uma invencibilidade de 25 jogos e três anos em partidas de campeonato, além de ter sido campeão paulista em 1914 (justamente o ano de fundação do Verdão) e 1916.
Mas o então campeão paulista cairia diante do ‘novato’ Palestra graças a Caetano Izzo. O atacante marcou os três gols da vitória palmeirense por 3 a 0 no Parque Antártica (que ainda não era pertencente ao Palmeiras), quebrou a invencibilidade corintiana e iniciou uma rivalidade histórica, continuada por outra vitória palestrina no returno, 3 a 1.
Primeiro artilheiro do Dérbi foi de Seleção
Jogador do Palestra entre 1917 e 1922, Caetano atuou 106 vezes com a camisa do Verdão e fez 45 gols, segundo dados da Enciclopédia do Palmeiras, da Placar. Foi inclusive jogador da seleção brasileira no Sul-Americano de 1917, atuando em quatro partidas daquele torneio como titular e com um gol marcado.
Números do Dérbi
Além dos jogos e polêmicas, a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians também se dá nos números do Dérbi. Nas estatísticas oficiais, são 127 vitórias para ambos os times e 108 empates, com 517 gols para o Alviverde e 481 para o Timão.
No entanto, a contagem palmeirense, que inclui jogos do Torneio Início e a Taça Henrique Mundel, aponta 131 vitórias verdes, 129 corintianas e 112 empates.
Confira a ficha técnica do primeiro Palmeiras x Corinthians
Palestra Itália 3 x 0 Corinthians
Data: 06/05/1917
Local: Parque Antártica
Árbitro: Alfredo Gullo
Palestra Itália
Flosi; Grimaldi e Bianco; Bertolini, Picagli e Fabbi; Heitor Marcelino, Caetano, Ministro, Martinelli e Orlando
Corinthians
Russo; Adelmo e Casemiro; Ciasca, Plínio e César Nunes; Américo, Marconi, Amílcar Barbuy, Apparício e Neco
Gols: Caetano aos 18, 25 e 39 do segundo tempo
LEIA MAIS
(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Palmeiras)

