Home Futebol Conheça o campeonato polonês, que retorna nesta sexta-feira

Conheça o campeonato polonês, que retorna nesta sexta-feira

Mais um a retornar, campeonato polonês tem muitas definições pela frente

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

A Alemanha, através do retorno da Bundesliga em 16 de maio, “abriu caminho” para a volta de outras competições pela Europa. Após o futebol voltar na Dinamarca, nesta sexta-feira (29) é a vez do campeonato polonês retomar sua disputa. Duas partidas marcam o início da 27ª rodada.

PUBLICIDADE

O campeonato polonês é composto por 16 equipes que jogam 30 rodadas da primeira fase. Ou seja, restam apenas quatro partidas para determinar a classificação inicial. Após isso, o torneio é divido em dois grupos.

Os oito melhores disputam o título, que dá uma vaga nos playoffs da Champions League, e vagas nas prévias da Europa League. Enquanto isso, os oito últimos brigam contra os dois lugares no rebaixamento. Tudo é definido em mais sete rodadas.

Quer ter vantagens exclusivas nas principais casas de apostas? Cadastre-se na VCreditos

Na história, o campeonato polonês é disputado desde 1927, mas teve um hiato entre 1939 e 1948. Na lista dos maiores campeões, há muito equilíbrio. No topo, com 14 títulos, Górnik Zabrze e Wisla Cracóvia. Este último não vence desde 2011, enquanto o outro vive jejum bem maior, desde 1988.

PUBLICIDADE

Logo na sequência dos campeões aparecem Ruch Chorzów e Légia Varsóvia, com 13 conquistas. O primeiro passa por dificuldades há alguns anos e hoje está na quarta divisão. Já o Légia, mais conhecido, vem em plena ascensão. Dos últimos sete campeonatos, venceu cinco.

Porém, o time de Varsóvia não levantou a taça na temporada passada por conta do surpreendente Piast Gliwice. A equipe que nunca havia sido campeã nacional foi para o segunda fase da competição em terceiro lugar, sete pontos atrás do líder. Mas, em uma verdadeira arrancada, faturou o título.

Líder com brasileiro “rei das assistências”

Na atual temporada, o Légia Varsóvia lidera o campeonato polonês com 51 pontos. Dono do melhor ataque disparado (54 gols), conta com um brasileiro no elenco. Nascido em Ceilândia, o meia Luquinhas, de 23 anos, começou sua carreira em Portugal e chegou em 2019 à Polônia. No momento, o jogador é líder de assistências do torneio, com sete.

Voltando para a tabela, o atual campeão Piast Gliwice é vice-líder com 43 pontos. Na sequência, três equipes somam 42 pontos: Cracóvia, Slask Wroclaw e Lech Poznan. Logo abaixo, com 41 pontos, vem o Pogon Szczecin, dono da melhor defesa (23 gols sofridos), mas que marca poucos gols (27). Na parte de baixo, o pior é o Lódz, com 20 pontos e pior defesa (44 gols sofridos).

PUBLICIDADE