Home Futebol Copa do Rei: Acordo entre Federação Espanhola e presidentes de rivais bascos prevê final com público

Copa do Rei: Acordo entre Federação Espanhola e presidentes de rivais bascos prevê final com público

Anúncio realizado em nota conjunta no site da Federação define que os clubes estão dispostos a esperar o quanto for preciso para jogar a decisão com torcida, inclusive em 2021. Neste caso, no entanto, o campeão da Copa do Rei não jogaria a Liga Europa

Fábio Dias
Jornalista formado pela Universidade Nove de Julho, com especialização em Jornalismo Esportivo pela Cursos Prado. Os 140 caracteres do Twitter não estavam sendo suficientes para analisar todos os jogos que o autor acompanha durante a semana. O mundo é uma bola, nada mais justo do que este perfil retratar todas as nuances do esporte mais sensacional que já inventaram. Análises táticas, técnicas e históricas sobre os campeonatos do Brasil e do Mundo, com olhar crítico, aqui no Torcedores.

Os presidentes do Athletic Bilbao, da Real Sociedad e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) firmaram acordo para que a decisão da Copa do Rei seja disputada com público, na data que for possível. Portanto, quando as condições sanitárias permitirem a realização de eventos, com aglomeração de pessoas, na Espanha.

PUBLICIDADE

De acordo com nota conjunta assinada por Aitor Elizegi, Jokin Aperribay e Luis Rubiales, os rivais do País Basco querem que a RFEF garanta a disputa da final da Copa do Rei. E a conquista da taça, por consequência, como competição oficial.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Isso significa que os executivos estão dispostos a aguardar inclusive para jogar em 2021. Desde que as torcidas estejam presentes ao estádio de La Cartuja, em Sevilla.

Por isso, os rivais solicitaram à Secretaria-Geral da Federação Espanhola de Futebol um acordo para permitir essa exceção. O colegiado terá reunião na próxima sexta-feira (08).

“O desejo e a vontade de ambos os clubes sempre foi, agora e antes, de jogar a final com a presença dos torcedores. É o que mais gostaríamos. Uma final da Copa com nossos torcedores nas arquibancadas”, diz o texto. A Federação, aliás, chegou a planejar a disputa entre Athletic Bilbao e Real Sociedad até a primavera de 2021.

Vaga na Liga Europa poderia migrar para LaLiga

No entanto, se a mudança for permitida, a vaga para o campeão da Liga Europa da próxima temporada (2020-21) não existiria. Dessa forma, a UEFA acena para que o sétimo colocado de LaLiga seja o classificado para a competição europeia.

PUBLICIDADE

O Athletic Bilbao é o segundo maior campeão da Copa do Rei, com 23 taças. Porém, não disputa a final desde a temporada 2014-15. A Real Sociedad, em contrapartida, chegou à primeira decisão do torneio depois de 32 anos e conquistou duas vezes a competição.

A final, inédita entre os rivais do País Basco, seria disputada em 18 de abril, com torcida dividida. Mas foi adiada por consequência dos efeitos do coronavírus em todo o mundo.