Home Futebol Saiba por que o mascote do Cruzeiro é uma Raposa e quando surgiu

Saiba por que o mascote do Cruzeiro é uma Raposa e quando surgiu

Raposa ganhou vida em campanha histórica do clube no início dos anos 2000, mas já representava o time celeste há décadas

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

Prestes a completar o seu centenário no ano que vem, o Cruzeiro tem uma história riquíssima e vitoriosa no futebol brasileiro, detentor de vários recordes expressivos também em competições internacionais. Seguindo a linha de que todo clube tem um mascote para o representá-lo, o time celeste adotou a prática em 1945 quando ainda não tinha tantos títulos conquistados.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A exemplo do arquirrival Atlético-MG, o Cruzeiro teve o seu mascote inspirado pelo cartunista Fernando Pieruccetti, mais conhecido como Mangabeira. Em 1945, ele teve a ideia de colocar a raposa como símbolo do Cruzeiro. O motivo foi a inspiração na astúcia do importante presidente do clube mineiro, Mário Grosso. O mandatário tinha a fama de se antecipar ao rival Atlético-MG nas contratações. Além disso, o fato do animal se alimentar galináceos – fazendo alusão ao rival Galo – ajudou na escolha do animal símbolo.

Na histórica temporada de 2003, onde o Cruzeiro faturou a Tríplice Coroa (Estadual, Brasileirão e Copa do Brasil) o mascote se tornou ainda mais símbolo da equipe ao ganhar “vida”, indo para a beira do gramado para animar os torcedores nas arquibancadas. De lá pra cá, o departamento de marketing já realizou inúmeras ações com o seu símbolo. Em 2017, quando completou 14 anos, o mascote ganhou até uma festa no clube; veja abaixo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: