Em 1921, se iniciava os duelos do Campeonato Mineiro de Futebol ou Campeonato da Cidade de Belo Horizonte. A competição também marcava o primeiro duelo entre Cruzeiro x Atlético-MG, que ainda não eram rivais. O time cruzeirense, na época, se chamava Palestra Itália e tinha sido fundado no mesmo ano, com a missão de bater de frente com América, Atlético e Yale, maiores potências no Estado.
Naquele torneio, o time contava com as boas jogadas de Piorra, mas acabou sendo derrotado na primeira partida. O Cruzeiro terminaria a competição na vice-lanterna. Entretanto, a rivalidade do confronto começou a tomar forma na década de 1950, mais precisamente em 1956.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Isso porque, naquele ano as duas equipes dividiram o título estadual. Cruzeiro x Atlético-MG venceram um turno e decidiram que o título ficaria com quem vencesse uma melhor de três partidas. O Galo então venceu a primeira partida e empatou a segunda, mas três dias depois seria denunciado por seu rival.
O jogador Laércio não cumpriu suas obrigações militares e jogou as duas primeiras partidas. Além do mais, foi inscrito com exame médico no lugar do certificado de dispensa, o que não poderia ter ocorrido. O TJD decidiu que o Atlético não poderia ser punido por um erro da federação. No terceiro confronto, o Galo voltou a vencer, mas a Raposa entrou novamente com recurso O TJD decidiu pela divisão do título da competição.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ5b01wZnVsTCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Uma das eras mais vitoriosas foi após a inauguração do Mineirão em 1965. Sob o comando de Piazza, Raul, Dirceu e Tostão, a equipe celeste venceu cinco títulos mineiros. O time cruzeirense emplacou uma série de vitórias e títulos diante do seu rival. Até 2010 foram 214 confrontos, com 76 vitórias cruzeirenses e 65 do alvinegro.
Confira o retrospecto do duelo entre Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-MG: 207 vitórias e 165 gols
Cruzeiro: 170 vitórias e 195 gols
LEIA MAIS
Neymar começa a forçar saída do PSG para voltar ao Barcelona, diz jornal

