Home Futebol Conheça a história da primeira chuteira da Adidas para o futebol

Conheça a história da primeira chuteira da Adidas para o futebol

Marca alemã deu sorte para escrete germânico na Copa do Mundo de 1954

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Fundada oficialmente em 1949 por Adolf Dassler, a Adidas é uma renomada marca de material esportivo que se consolidou no mercado com o lançamento de vários produtos lendários. No âmbito do mercado das chuteiras, a empresa alemã debutou em 1954, e desde então fazer valer a sua força inovadora.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Naquela oportunidade, as chuteiras eram produzidas com couro de vaca. Contudo, a marca germânica criou modelos do principal acessório dos jogadores com couro de canguru e com a opção de substituir as travas. Além disso, a famosa três listras que simbolizam fortemente a marca apareceram no modelo.

DEU SORTE

PUBLICIDADE

Curiosamente, todo o time da seleção alemã que disputava a final da Copa do Mundo de 1954 contra a Hungria usava o modelo da Adidas. Diante de um gramado molhado por conta da chuva, o modelo da chuteira permitiu que os jogadores alemães trocassem as travas da chuteiras, substituindo-as por travas maiores. A mudança acabou ajudando a seleção alemã faturar o título. A fama do produto se espalhou pelos quatro cantos do mundo e as vendas aumentaram significativamente.

A MAIOR DA HISTÓRIA

Anos mais tarde, mais precisamente em 1979, a Adidas lançou a “Copa Mundial” que se tornou a chuteira mais vendida de todos os tempos. O calçado era produzido com couro de canguru e solado de poliuretano, pesando apenas 270g, algo atípico para a época. A chuteira calçou pés de craques como Maradona, Beckenbauer, Platini entre outros.

LEIA MAIS: