Home Basquete Das ruas para os Jogos Olímpicos: conheça o que é e as principais regras do basquete 3×3

Das ruas para os Jogos Olímpicos: conheça o que é e as principais regras do basquete 3×3

Com regras simples e podendo ser disputado em qualquer lugar, basquete 3×3 é o principal esporte urbano do mundo e ganhará oportunidade em Olimpíadas

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O basquete é um dos principais esportes do mundo, mas nos últimos 40 anos a modalidade ganhou uma derivação que tem chamado atenção em todo mundo. Com apenas três jogadores em cada lado, o basquete 3×3 se tornou uma das grandes modalidades urbanas e que tem atraído tantos adeptos que estará na programação dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O basquete 3×3 é uma modalidade que nasceu nas ruas de diversos país, mas foi nos Estados Unidos em que ganhou popularidade e que últimos anos passou a ser mais presente em todo mundo. Com a possibilidade de ser disputado em qualquer lugar público, a modalidade está crescendo cada vez mais pela simplicidade das regras e a emoção que pode ser conquistada em uma disputa.

A estreia internacional do basquete 3×3 aconteceu na Cingapura nos Jogos Olímpicos da Juventude. Dois anos depois a Federação Internacional de Basquete criou a FIBA 3×3 World Tour, competição que abrigaria 8 equipes representantes de cidades em uma disputa pelo título e recompensa em dinheiro. A popularização do esporte atraiu os olhares do COI que em 2017 confirmou que o basquete 3×3 entraria para a programação dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

PUBLICIDADE

Regras do basquete 3×3

O basquete 3×3 funciona em meia quadra de basquete comum com duas equipes com três jogadores titulares e um reserva. O curto espaço faz o jogo ficar emocionante e acompanhado da música e a proximidade do público aumentam ainda mais o impacto no duelo.

– As partidas tem duração de 10 minutos, mas podem serem encerradas antes caso o vencedor complete 21 pontos. Em caso de empate, haverá prorrogação.

– As pontuações são diferentes do basquete tradicional e arremessos de dentro do garrafão valem 1 e de fora valem 2 pontos.

– O time que estiver com a posse de bola tem 12 segundos para arremessar. Caso haja toco, rebote ou roubo de bola, o jogador que ficou com ela tem que sair do garrafão para arremessar.

PUBLICIDADE

– Não há limites de faltas individuais, mas a partir das sétima falta coletiva ocorre arremesso de dois lances livres. Depois da 10ª infração, além dos dois arremessos o time que cobrou terá a posse de bola.

– Não há limites de substituições e para ser validado os jogadores precisam tocar as mãos no fundo de quadra.

– Cada time tem direito a apenas um tempo técnico.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

12 anos de NBB e a retomada do basquete nacional profissional

10 produções para você entender a história do basquete mundial