Home Futebol FIFA divulga novas datas para mundiais de base femininos

FIFA divulga novas datas para mundiais de base femininos

Primeiro a ocorrer é o sub-20, a partir de 20 de janeiro. Atletas terão uma flexibilização para poder jogar as respectivas competições

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

Nesta terça-feira (12), a FIFA divulgou novas datas para a realização de dois mundiais de base femininos, que estavam previstos para ocorrer este ano. O conselho deliberativo da FIFA, junto com as confederações, determinou que os mundiais sub-20 e sub-17 ocorrerão no início de 2021.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A Copa do Mundo sub-20, que estava prevista para agosto deste ano, foi remarcada para o período entre 20 de janeiro e 6 de fevereiro de 2021, mantendo Costa Rica e Panamá como sedes. Com a flexibilização da data de nascimento das atletas, que seriam bastante afetadas com a mudança da data, agora as atletas com o nascimento entre ou depois de 1 de janeiro de 2000 e/ou até 31 de dezembro de 2004 poderão participar.

PUBLICIDADE

Já o mundial sub-17, que iria ocorrer pela primeira vez na Índia em novembro deste ano, foi remarcado e irá acontecer a partir do dia 17 de fevereiro, 11 dias após o encerramento do mundial sub-20, e vai até o dia 7 de março de 2021. Também houve flexibilização da data de nascimento das atletas: as nascidas entre ou depois do dia 1 de janeiro de 2003, sendo a data limite as nascidas antes do dia 31 de dezembro de 2005.

Pode haver mais alterações em relação às datas, já que a FIFA monitora a situação da pandemia junto com os órgãos de saúde.

O 70º Congresso da FIFA irá ocorrer de forma remota, por videoconferência, a partir do dia 18 de setembro, substituindo a sede de Addis Abeba, na Etiópia.

PEQUENA TRAJETÓRIA DO MUNDIAL SUB-20

PUBLICIDADE

O sub-20 é uma categoria exclusivamente voltada para o futebol feminino. O mundial sub-20 ocorre desde 2002. Até 2006, o limite de idade era 19 anos, e após isso passou a ser 20 anos. A primeira edição teve sede no Canadá e os Estados Unidos terminaram como campeões.

Diferente dos mundiais profissionais, os mundiais de base ocorrem a cada dois anos. É a primeira vez na história da competição que há o adiamento para o ano seguinte.

Os maiores campeões da competição são Estados Unidos e Alemanha, com três conquistas cada. O Brasil tem um terceiro lugar em 2006 e um quarto lugar em 2002 e 2004, nunca chegando à final.

PEQUENA HISTÓRIA DO MUNDIAL SUB-17

PUBLICIDADE

De maneira a incentivar a criação de mais categorias de base e com o sucesso do mundial sub-20, em 2008 houve a primeira edição do mundial sub-17, com sede na Nova Zelândia, e teve como primeiro campeão a Coreia do Norte.

Duas edições foram realizadas no Continente Americano: em 2014 na Costa Rica e em 2018 no Uruguai. Aliás, a Costa Rica, juntamente com o Panamá, serão sedes da próxima edição do mundial sub-20.

O maior campeão é a Coreia do Norte, com duas conquistas (2008 e 2016). O último campeão foi a Espanha. Assim como o mundial sub-20, essa é a primeira vez que o sub-17 sofre o adiamento da competição, sendo realizado em um ano ímpar.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL FEMININO 

PUBLICIDADE

Onde jogam as atletas da seleção feminina que já foram convocadas por Pia Sundhage?

Brasil volta ao top 10 do ranking de futebol feminino da FIFA