Home Futebol 10 gols decisivos da história do Cruzeiro que a torcida não esquece

10 gols decisivos da história do Cruzeiro que a torcida não esquece

Clube mineiro é reconhecido por sua gigante história, cheia de títulos, ídolos e gols importantes 

Raphaela Silva
Colaboradora do Torcedores.com.

O Cruzeiro Esporte Clube é um dos gigantes clubes da América do Sul, possuindo grandes feitos em competições nacionais e internacionais. A raposa é a maior vencedora da Copa do Brasil e um dos clubes com mais Campeonatos Brasileiros. Pensando nisso, o Torcedores.com listou 10 gols decisivos da história do Cruzeiro que a torcida não esquece. Relembre!

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJzM2o3cGdSSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Santos 2×3 Cruzeiro – Natal (Taça Brasil 66)

O Cruzeiro enfrentou o Santos, comandado pelo craque Pelé, na final da Taça Brasil de 1966. Mas o time azul não se intimidou, afinal, contava com grandes nomes como Tostão, Piazza, Procópio, Dirceu Lopes e Natal, o ponta direita que marcou o gol da virada e da vitória do time sobre o alvinegro praiano, no segundo jogo da final. O Cruzeiro havia goleado os santistas por 6-2 na primeira partida no Mineirão. No jogo seguinte, realizado no Pacaembu, o clube mineiro chegou a ficar perdendo por 2-0, mas conseguiu uma linda virada para deixar a conquista ainda mais vistosa.

PUBLICIDADE

 

Cruzeiro 3×2 River Plate – Joãozinho (Libertadores 76)

Na conquista da sua primeira Libertadores, o Cruzeiro derrotou o poderoso River Plate. O clube mineiro venceu dois dos três jogos decisivos contra os argentinos, sendo o primeiro deles com uma goleada por 4-1 no Mineirão. No terceiro jogo, realizado em Santiago, capital do Chile, a raposa venceu a partida pelo placar de 3-2. O gol da vitória saiu aos 88 minutos, dos pés de Joãozinho.

Cruzeiro 2×1 Grêmio – Cleisson (Copa do Brasil 93)

A primeira conquista da Copa do Brasil da raposa veio depois de uma final eletrizante contra o Grêmio. Na primeira partida, realizada no Rio Grande do Sul, o empate sem gols prevaleceu. No confronto decisivo, diante de mais de 70 mil pessoas no Mineirão, o Cruzeiro saiu na frente com Roberto Gaúcho, aos 12 do primeiro tempo. Aos 25, Pingo empatou para o Grêmio. O gol da vitória e do título do time azul estrelado só saiu aos 20 minutos da segunda etapa, com Cleisson.

Palmeiras 1-2 Cruzeiro –  Marcelo Ramos (Copa do Brasil 96)

O Palmeiras era o favorito para conquistar a Copa do Brasil de 1996, mas o time celeste mostrou sua força nas duas partidas e chegou ao segundo título da competição naquele ano. No primeiro jogo, realizado no Mineirão, o Cruzeiro empatou a partida ao 21 minutos do segundo tempo, com Marcelo Ramos. O atacante voltou a ser decisivo na virada sobre o alviverde em São Paulo, ao marcar o gol da vitória aos 38 do segundo tempo.

PUBLICIDADE

Cruzeiro 1-0 Sporting Crystal – Elivélton (Libertadores 97)

Vindo da conquista do Copa do Brasil no ano anterior, o Cruzeiro conseguiu, com muita garra, chegar na final da Libertadores em 1997. O adversário era o Sporting Crystal, do Peru. A primeira partida ficou empatada em zero a zero e, no segundo jogo decisivo no Mineirão, contando com os milagres de Dida, a raposa venceu a partida pelo placar mínimo. O gol foi marcado pelo atacante Elivélton, aos 75 minutos.

Cruzeiro 2-1 São Paulo – Geovanni (Copa do Brasil 2000)

O primeiro confronto terminou sem gols no Morumbi. No Mineirão, diante de mais de 85 mil torcedores, o São Paulo abriu o marcador com Marcelinho Paraíba aos 20 minutos do segundo tempo. O Cruzeiro só conseguiu empatar a partida aos 35 minutos, com Fábio Júnior. O gol do título só saiu aos 45 minutos da etapa final, em cobrança de falta do meia Geovanni, que desviou na barreira e matou o goleiro Rogério Ceni.

Cruzeiro 1- 0 Atlético Paranaense – Sorín (Copa Sul Minas 2002)

Na conquista do bicampeonato da Copa Sul Minas, o Cruzeiro venceu o furacão nos dois confrontos da final: 2-1 no Paraná e 1-0 em Minas. O gol do título no segundo confronto decisivo foi marcado pelo lateral-esquerdo e ídolo da nação azul, Juan Pablo Sorín. O argentino balançou as redes aos 30 minutos da etapa complementar. O jogo marcou a despedida de Sorín, que iria defender o a Lazio.

 

PUBLICIDADE

Flamengo 1-1 Cruzeiro – Alex (Copa do Brasil 2003)

O ano de 2003 foi inesquecível para a torcida cruzeirense. Afinal, o clube conquistou a famosa tríplice coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão). Um dos gols mais marcantes nas conquistas, foi o do meia e ídolo Alex, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo. O craque marcou um golaço de letra em cima de Júlio César, no empate por 1-1. No segundo jogo no Mineirão, o Cruzeiro venceu os cariocas por 3-1.

Cruzeiro 0x0 Flamengo (5-3 Pênaltis) – Thiago Neves (Copa do Brasil 2017)

Tudo bem que a torcida do Cruzeiro não está nada bem com o Thiago Neves, mas o meia foi decisivo nas campanhas de 2017-18, conquistando a Copa do Brasil. Em 2017, contra o Flamengo, o jogador foi o responsável por bater o último e decisivo pênalti para a raposa, que resultou no quinto título do clube na competição.

Corinthians 1-2 Cruzeiro – Arrascaeta (Copa do Brasil 2018)

O uruguaio entrou na segunda etapa para mudar o panorama da partida que estava empatada em 1-1. Com assistência de Raniel, o jovem Arrascaeta partiu em direção ao gol de Cássio e com um toque sutil de cobertura, tirou o goleiro da jogada para marcar um golaço e assegurar o hexacampeonato da Copa do Brasil dos mineiros.

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Neto após derrota para Petkovic em votação: “O meu gol foi o mais bonito do mundo”

 

PUBLICIDADE

Abel Braga: “O maior problema foi que o Cruzeiro privilegiou Copa do Brasil e Libertadores”