Home Automobilismo Galvão Bueno anuncia que GP Brasil 1991 será reprisado na Rede Globo no próximo domingo (10)

Galvão Bueno anuncia que GP Brasil 1991 será reprisado na Rede Globo no próximo domingo (10)

Corrida que marcou a primeira vitória de Ayrton Senna no país, GP Brasil 1991 teve McLaren com apenas uma marcha e chuva nas voltas finais

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

A exibição do GP Japão 1988, corrida vencida pro Ayrton Senna e que assegurou o primeiro título mundial do piloto, contou com uma surpresa no final da transmissão. Diretamente de casa, por conta da pandemia do coronavírus, Galvão Bueno revelou que outra prova histórica será reprisada no próximo domingo (10). Trata-se do GP Brasil 1991. A prova será exibida dentro do Esporte Espetacular, com início às 10h (Horário de Brasília).

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O GP Brasil 1991 tornou-se histórico por dois motivos principais. Ambos muito especiais para os fãs brasileiros do automobilismo – e ainda mais para os que admiravam Ayrton Senna. O primeiro deles: foi a primeira vitória do piloto no país-natal. Guiando na Fórmula 1 desde 1984, o paulistano nunca havia vencido. Seu melhor resultado tinha sido, até então, a segunda colocação, em 1986 – fazendo dobradinha com Nelson Piquet.

PUBLICIDADE

As condições da McLaren guiada por Senna e da prova vencida também tornaram o GP Brasil 1991 marcante. As últimas dez voltas, aproximadamente, foram feitas com o carro do brasileiro contando com, apenas, uma marcha – a sexta. A chuva que ia e voltava no circuito de Interlagos tornavam a situação ainda mais dramática.

Curiosidade

Em 1978 e entre 1981 e 1989, a corrida brasileira na Fórmula 1 era disputada no autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. Assim como em São Paulo, o local era conhecido pelo bairro em que ficava: Jacarepaguá. O GP Brasil 1991 marcou a segunda corrida seguida da competição em Interlagos. Desde então, a prova brasileira é realizada na pista.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Nomes ligados ao automobilismo e fãs de corridas lamentam morte de Niki Lauda no Twitter
25 anos depois, relembre números e recordes de Ayrton Senna na Fórmula 1
Ricciardo dá ré, bate em outro piloto e abandona GP do Azerbaijão; imagem viraliza no Twitter