Home Futebol Há 71 anos o avião do Torino sofria o acidente que afetaria o futebol italiano por anos; saiba as consequências da tragédia

Há 71 anos o avião do Torino sofria o acidente que afetaria o futebol italiano por anos; saiba as consequências da tragédia

Tragédia com o time do Torino completa 71 anos nesta segunda (4)

João Pedro Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Há exatamente 71 anos o futebol vivia um dos momentos mais tristes de sua história. O Torino, considerado um dos melhores clubes na época, teve sua trajetória interrompida. Saiba quais as consequências do acidente com o clube.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

No dia 4 de maio de 1949, o time de futebol do Torino voltava de um amistoso em Lisboa, quando o avião caiu durante uma tempestade. Na tentativa de pousar em meio a condições ruins, a aeronave bateu contra a basílica de Superga, em Turim, cidade do clube. Todas as 31 pessoas que estavam no avião perderam a vida, incluindo 18 jogadores, delegação técnica, jornalistas e tripulação.

Consequências

A tragédia com o Torino abalou profundamente a Itália. Cerca de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre da equipa, realizado dois depois, no dia 6 de maio. O clube da cidade de Turim era o melhor time da época, apelidado de Grande Torino, o clube era tetracampeão italiano consecutivo e caminhava para o quinto título. Após a tragédia, a diretoria do clube decidiu colocar jogadores juvenis para concluir as quatro restantes restantes do campeonato, vendo isso, os principais times italianos aderiram a ideia de colocar os juvenis. No final da competição, o clube ainda conquistou seu pentacampeonato.

PUBLICIDADE

O acidente acabou com a base da seleção italiana, que disputaria a Copa do Mundo de 1950 no Brasil. Mesmo assim, a seleção marcou sua presença no torneio, viajando de navio (por conta do temor de nova tragédia aérea). A Itália foi eliminada na primeira fase.

Após a tragédia, o Torino nunca mais foi o mesmo e só voltou a vencer o Campeonato Italiano quase três décadas depois, em 1976.

LEIA MAIS:

Ex-técnico de Neymar diz que brasileiro é herdeiro de Messi e CR7

PUBLICIDADE