Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Ídolo do Barcelona polemiza sobre feitos de Guardiola no clube catalão

 

Eder Bahúte
Jornalista e assessor de imprensa.

Crédito: Getty Images

A ‘era Guardiola’ como técnico do Barcelona é vista por muitos como algo revolucionário no futebol mundial. Além dos vários títulos conquistados no campo, o modo como sua equipe jogava marcou época. Hristo Stoichkov, ídolo no clube catalão não parece muito ter a mesma visão.

Ex-companheiro de Guardiola nos tempos de atleta, o búlgaro acredita que os louros se devem a Frank Rijkaard, que para ele montou o Barcelona vencedor.

“A equipe do Barcelona já estava feita, o trabalho dele foi muito fácil porque já conhecia perfeitamente a infraestrutura dos escalões jovens do clube. Foi o Frank Rijkaard que fez o plantel em que o Guardiola pegou. O Messi e outros já se tinham estreado e, com ou sem Guardiola, aquela equipa ia alcançar coisas espetaculares. Houve alguns jogadores que o Pep teve de tirar mas entraram Iniesta e Pedro Rodríguez e houve mais tempo de jogo para Messi. Aí, a equipe ficou completa”, disse Stoichkov em entrevista Mirror.

Atual comandante do Manchester City, Guardiola levou o Barcelona a simplesmente 14 títulos. Entre os principais estão a Liga dos Campeões da UEFA: 2008–09, 2010–11, Campeonato Espanhol: 2008–09, 2009–10, 2010–11 e o Mundial de Clubes da FIFA: 2009, 2011.

LEIA MAIS: