Home Futebol Veja cinco jogos históricos que aconteceram no Morumbi

Veja cinco jogos históricos que aconteceram no Morumbi

Um dos principais responsáveis pela construção do estádio, o dirigente e político Laudo Natal faleceu aos 99 anos nesta segunda (18)

Por Cido Vieira em 18/05/2020 19:33 - Atualizado há 6 anos

Inaugurado no dia 2 de outubro de 1960, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, tem um vasto legado no futebol, e já recebeu inúmeros jogos importantes não só do seu proprietário o São Paulo FC. O jogo com o maior público registrado no estádio por exemplo pertence ao arquirrival do Tricolor, o Corinthians.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Projetado para receber 150 mil pessoas acabou tendo sua capacidade reduzida significativamente por conta das modernizações, que incluiu a instalação de camarotes, caindo assim para 72 mil. Durante várias décadas, jogos decisivos na capital paulista tinha o Cícero Pompeu de Toledo como palco principal, sempre com a presença de milhares de torcedores nas arquibancadas. Abaixo listamos cinco partidas que ficaram eternizadas na memória do estádio.

Corinthians 1×2 Ponte Preta – 9 de outubro de 1977

Na memorável decisão de 1977 do Campeonato Paulista, o Corinthians conseguiu a façanha de registrar o maior público da história do Morumbi. Apesar do revés por 2 a 1 no segundo jogo, o time da capital levou a melhor sobre a Macaca na série de três confrontos disputados. Naquela fatídica tarde de domingo, 146.082 torcedores ocuparam as dependências do estádio – 138.032 mil pagantes.

Basílio abriu contagem para o Timão, Dicá e Rui Rei viraram para a Macaca, mas o título ficou com o Corinthians após triunfo por 1 a 0 no terceiro embate, findando um longo jejum de mais de duas décadas.

Brasil x Áustria – 1º de maio de 1974 

Apesar do confronto não ter uma expressiva importância, afinal tratava-se de um embate amistoso, foi exatamente neste dia que o estádio recebeu o seu maior público em jogos da Seleção Brasileira. Naquela oportunidade, 122.849 torcedores presenciaram um empate sem gols, que acabou frustrando as expectativas e motivando vaias ao escrete canarinho às vésperas da Copa.

No dia 1º de maio de 1974, em outro amistoso contra a Áustria, o Morumbi recebeu seu maior público em jogos da Seleção Brasileira. Estiveram nas arquibancadas 122.849 torcedores, que não conseguiram ver gols, nem bom desempenho do time, causando insatisfação nas arquibancadas, que vaiaram a a apresentação do escrete, pouco antes da Copa do Mundo da Alemanha.

São Paulo 1×0 Santos – 16 de novembro de 1990

Seguindo na linha grandes públicos, o São Paulo computa o seu maior público na história do seu estádio em um duelo da finalíssima do Paulistão contra o Santos. Abarrotado, o Morumbi recebeu 122.209 pagantes. Contudo, de acordo com o “Jornal da Tarde” em publicação da época, o tradicional clássico “San-São” teve um número de espectadores muito maior.

“Nunca se saberá ao certo o público de ontem […]. O número de 122 mil pessoas, anunciado oficialmente pelos arrecadadores, é menor do que a realidade. Muita gente entrou sem pagar ingresso, no meio do tumulto nas rampas de acesso às numeradas e arquibancadas. Outros torcedores nem chegaram a entregar seus ingressos na catraca”, publicou o veículo.

São Paulo 4×0 Athletico Paranaense – 14 de julho de 2005

Com uma campanha arrebatadora, o São Paulo chegou à final da Copa Libertadores de 2005 após despachar o arquirrival Palmeiras nas oitavas e atropelar Tigres e River Plate. Na decisão, o time de Rogério Ceni e cia enfrentaria o Athletico Paranaense. Após um empate em 1 a 1, em Curitiba, o Tricolor fez valer a força do Morumbi e goleou pelo placar de 4 a 0, faturando o seu terceiro título na história do torneio sul-americano, prenúncio para o que ainda viria pela frente.

Brasil x Bolívia – 14 de junho de 2019

No início da caminhada da Seleção Brasileira no título da Copa América, o Cícero Pompeu de Toledo recebeu um público pagante de pouco mais de 46 mil. O público relativamente baixo foi motivado pelo custo altíssimo dos ingressos, fato este que fez com que essa partida se tornasse a maior renda já divulgada no futebol brasileiro: R$ 22,4 milhões. Diante dessas cifras astronômicas, o custo médio do ingresso ficou na casa dos R$ 485,01.

LEIA MAIS:

Sair da versão mobile