Home Futebol Lokomotiv: conheça o clube que quer tirar Lincoln do Flamengo

Lokomotiv: conheça o clube que quer tirar Lincoln do Flamengo

Lincoln tem contrato com o rubro-negro até dezembro de 2023

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Um dos clubes mais populares da Rússia e dono de uma das melhores estruturas do Leste Europeu. Este é o Lokomotiv, clube que deseja tirar o atacante Lincoln por um camião de dinheiro do Flamengo. A princípio, o Garoto do Ninho é o maior desejo da equipe russa na próxima janela de transferências. A informação foi primeiramente divulgada pelo site “Globoesporte.com”.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que até a manhã desta terça-feira nem Lincoln nem Flamengo tinham recebido proposta oficial. Por outro lado, recebeu a informação de dirigentes rubro-negros que o tema estava sendo empresário Victory Remiro, sócio da TFM Sports, responsável pela carreira do atacante. Em contato com a reportagem, ele não quis falar sobre a negociação.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

O clube, antes de mais nada, iniciou as tratativas pela venda de Lincoln em viagem no ano passado do vice-presidente de futebol Marcos Braz para a Europa. Nesse ínterim, clubes como Benfica, Internazionale e Real Madrid também mostravam interesse. Por outro lado, o Lokomotiv conseguiu avançar na negociação nos últimos dias

PUBLICIDADE

Segundo apuração da reportagem, o clube russo propôs um modelo de acordo mais vantajoso para o Flamengo, com o pagamento de maior parte da transferência à vista e ainda a possibilidade de bônus por produtividade ao longo da temporada. A diretoria rubro-negra tem a meta de arrecadar com esta negociação cerca de R$ 45 milhões.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O valor estipulado pelo clube é uma forma de equilibrar as finanças após a diretoria anunciar um acordo com o elenco para redução de 25% dos salários em maio e junho. A decisão é uma medida emergencial devido a pandemia do novo coronavírus, que interrompeu a arrecadação do clube nesta temporada por causa da paralisação do futebol.

O Flamengo é dono de 100% dos direitos econômicos de Lincoln. Aos 19 anos, o atacante tem contrato até dezembro de 2023. A multa rescisória estipulada é de 50 milhões de euros (R$ 304,5 milhões). A cria rubro-negra tem 51 jogos entre os profissionais e seis gols marcados. Foi promovido aos profissionais pelo técnico Reinaldo Rueda em 2017.

Lokomotiv tem boa relação com brasileiros

O diretor geral do Lokomotiv, Vasily Aleksandrovich Kiknadze, é fã confesso do futebol praticado no Brasil. Por isso, o dirigente faz questão de manter uma relação próxima com empresários brasileiros. O dirigente é conhecido pelos muitos presentes que costumar dar aos jogadores em vitórias sobre o Spartak e Torpedo, que são os maiores rivais do clube.

PUBLICIDADE

O meia português João Mário é o jogador do clube mais conhecido no exterior. Por outro lado, o goleiro Guilherme Marinato, de 34 anos, é o maior ídolo da torcida do Lokomotiv. O brasileiro naturalizado russo, nasceu em Cataguases (MG) e foi revelado pelo Athletico Paranaense. No futebol russo desde 2007, ele tem 313 partidas pelo clube russo.

Siga o Torcedores também no Instagram

Pelo Lokomotiv, ele venceu a Supercopa da Rússia (2019), o Campeonato Russo (2017/2018) e a Copa da Rússia (2014/2015, 2016/2017 e 2018/2019). O nível de idolatria é tão grande que Guilherme foi pré-convocado pelo técnico Stanislav Cherchesov para defender a Rússia na última Copa do Mundo. Porém, o goleiro foi preterido pelo treinador.

Caso seja contratado, Lincoln pode ser o terceiro brasileiro do Lokomotiv. Além de Guilherme, o técnico Yuriy Semin conta com Murilo Cerqueira no elenco. O zagueiro, que foi revelado pelo Cruzeiro, acumula passagens pelas seleções de base do Brasil. O jogador, inclusive, está na sua primeira temporada no futebol russo.

A partir dos anos 2000, o clube se tornou um polo de jogadores brasileiros. O zagueiro Rodolfo, ex-Fluminense, os meias Wagner ex-Cruzeiro e Lima ex-São Paulo fizeram sucesso por lá. O Lokomotiv, inclusive, também investiu nos últimos anos em estrelas sul-americanas como o equatoriano Felipe Caicedo e o peruano Jefferson Farfán.

PUBLICIDADE

Mas, caso tudo dê certo, é possível que os primeiros jogos de Lincoln demorem um pouco para acontecerem. A atual temporada foi interrompida por cauda da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a União de Futebol da Rússia, não há previsão do campeonato ser reiniciado. O time está na 2ª colocação com 41 pontos com nove a menos que o líder Zenit.

LEIA MAIS: