Home Futebol Você sabe quem é o maior artilheiro da seleção da Inglaterra?

Você sabe quem é o maior artilheiro da seleção da Inglaterra?

Líder no ranking, o goleador ainda está em atividade, porém não defende mais as cores do seu país

Matheus Maia Castro
Colaborador do Torcedores.com.

A Inglaterra conquistou apenas uma Copa do Mundo, mas é uma das grandes potências mundiais. Jogadores de renome já vestiram a camisa da seleção. Desde o lendário Gordon Banks, autor da “defesa do século” até jogadores consagrados recentemente, como Steven Gerrard e Frank Lampard. Mas você sabe quem é o principal artilheiro da história da seleção? Se respondeu Wayne Rooney, acertou.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O “Shrek“, como ele é carinhosamente conhecido pelos torcedores, iniciou sua carreira profissional no Everton em 2002. Debutou pela seleção do seu país em 2000. Na ocasião, foi convocado para a equipe sub-15 e em quatro jogos marcou dois gols. Pelo sub-17 o desempenho foi ainda melhor: em 12 jogos, foram sete gols marcados.

Seleção Profissional

Depois de breve passagem pelo sub-19, Wayne Rooney foi convocado pela primeira vez para a seleção profissional da Inglaterra, em 2003, em um amistoso contra a Austrália. Seu primeiro gol foi em partida contra a Macedônia, válida pelas Eliminatórias da Euro 2004. Rooney é o mais jovem jogador a marcar pela equipe.

PUBLICIDADE

Já como jogador do Manchester United, clube onde fez bastante sucesso, participou da sua primeira Copa em 2006. Ganhou a condição de titular no decorrer da competição, mas ficou marcado pela expulsão contra Portugal nas quartas de final. Em 2010, teve desempenho ruim junto à seleção que caiu nas oitavas. Conseguiu marcar seu único gol em copas apenas em 2014 contra o Uruguai, mas viu a Inglaterra cair na fase de grupos.

Por outro lado, foi jogador fundamental em vários jogos da Inglaterra. Rooney assumiu o posto de artilheiro da seleção em 2016 ao marcar o seu gol de número 50 e ultrapassar ninguém menos que Bobby Charlton. Se aposentou da seleção em 2017, com 119 partidas disputadas e 53 gols marcados, mas ainda está em atividade. Assinou recentemente com o Derby County.

Maiores Artilheiros da Inglaterra

1 – Wayne Rooney (53)

2 – Bobby Charlton (49)

PUBLICIDADE

3 – Gary Lineker (48)

4 – Jimmy Greaves (44)

5 – Michael Owen (40)

6 – Harry Kane (31)*

PUBLICIDADE

*Ainda em atividade

LEIA MAIS

Thierry Henry: o maior artilheiro da seleção francesa de futebol

Com David Villa, Raul e Di Stefano, conheça os 10 maiores artilheiros da história da Seleção Espanhola