Home Futebol De volta para a casa: Os 15 maiores retornos de ídolos ao futebol brasileiro

De volta para a casa: Os 15 maiores retornos de ídolos ao futebol brasileiro

No dia do aniversário de Daniel Alves, o Torcedores.com lista os 15 retornos mais impactantes de ídolos ao futebol brasileiro

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Hoje em dia, é muito normal um craque ficar pouco tempo em solo brasileiro e fazer carreira na Europa. Mas quando esse mesmo craque volta para o futebol brasileiro, a repercussão é gigantesca, e mesmo sendo em fase final de carreira, a torcida esfrega as mãos esperando o melhor de cada jogador.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Então, o Torcedores.com resolveu listar os 15 maiores retornos de ídolos ao futebol brasileiro. E a ordem dessa lista vai de acordo com o impacto que cada contratação causou e quanto o jogador ‘fez jus ao nome’ dentro de campo.

Top15 – Maiores retornos de ídolos ao futebol brasileiro

Menções honrosas

– Sócrates no Flamengo em 1986
– Rivaldo no Cruzeiro em 2004
– Zé Roberto no Santos em 2006
– Alex no Coritiba em 2013.

PUBLICIDADE

15 – Falcão no São Paulo em 1985

Aos 32 anos, o ‘Rei de Roma’ deu seus últimos passos no mundo do futebol com a camisa do Tricolor, e seu retorno chocou a todos na época.

14 – Roberto Carlos no Corinthians em 2010

Um dos melhores laterais-esquerdos da história, Roberto Carlos teve uma ‘ajudinha’ de Ronaldo (o Fenômeno ainda vai aparecer nessa lista) para chegar ao Corinthians. Apesar de não estar no auge, fez uma boa temporada com a camisa alvinegra.

13 – Juninho Pernambucano no Vasco em 2011

Ídolo no Lyon, o ‘Reizinho’ resolveu voltar para o lugar que o projetou para o futebol. Com a camisa do Vasco disputou ainda mais duas temporadas e deu muito trabalho com sua bola parada.

12 – Taffarel no Atlético-MG em 1995

O goleiro havia acabado de ser campeão do mundo como herói na Copa de 94, mas amargava a reserva na Parma. Recebeu o convite do Galo em 95, e não pensou duas vezes. Taffarel teve recepção de ídolo, e não decepcionou. Três anos com a camisa do Atlético-MG, e três títulos, incluindo a Conmebol de 1997.

PUBLICIDADE

11 – Deco no Fluminense em 2010

Naturalizado português, Deco não negou suas raízes brasileiras, e após fazer carreira na Europa, resolveu voltar ao país de origem. O clube escolhido foi o Fluminense, e com a camisa do Tricolor foram dois Campeonatos Brasileiros conquistados pelo meia.

10 – Roberto Dinamite no Vasco em 1980

Multi-artilheiro e multi-campeão no Vasco, Dinamite saiu do Brasil rumo ao Barcelona, mas não vingou. Com menos de dois anos de clube, o atacante quis voltar para o Brasil. E quase o destino foi o rival Flamengo. Mas o time da Colina entrou forte na negociação e acabou contando com retorno de um de seus maiores ídolos.

9 – Zico no Flamengo em 1985

Outro que ficou pouco tempo na Europa, e logo voltou ao clube de coração, foi Zico. O maior camisa 10 da história do Flamengo ficou apenas dois anos na Udinese, e voltou à Gávea com a ajuda de investidores. Com uma série de lesões, Zico não conseguiu repetir o mesmo nível de futebol já apresentado.

8 – Edmundo no Vasco em 1999

No final dos anos 90, Edmundo claramente era o jogador que mais se destacava, e uma ida à Europa era inevitável. O destino foi a Fiorentina, onde o ‘Animal’ teve uma média razoável de gols. Mas um desentendimento com o técnico, fez sua jornada na Europa ser mais curta. Na sequência da discussão, Edmundo veio passar o carnaval no Rio de Janeiro, e acabou ficando por aqui mesmo. O destino? O próprio Vasco! O mundo da bola estava em choque não só pela notícia do retorno de Edmundo como pelos altos valores na época.

PUBLICIDADE

7 – Raí no São Paulo em 1998

Aqui o impacto foi muito mais dentro de campo do que qualquer coisa. Raí estava em fim de contrato com o PSG, e desde o fim de 97 seu retorno ao São Paulo já estava acertado. Mas a transferência só aconteceria em Maio de 98. O meia conquistou mais dois títulos com o clube francês, antes de arrumar suas malas de volta ao Brasil. Porém, algum ‘passarinho’ avisou que Raí poderia disputar a final do Paulistão que estava em andamento naquele momento. Pois o camisa 10 pediu liberação para vir ao Brasil alguns dias antes do combinado, e jogou apenas a grande decisão contra o Corinthians, sendo essencial na vitória por 3×1, que deu o título ao São Paulo. Que retorno hein!

6 – Kaká no São Paulo em 2014

Depois de mais 11 anos na Europa e com um prêmio de melhor do mundo na mala, Kaká voltou ao São Paulo. E teve recepção digna de uma lenda, com direito à festa na apresentação no Morumbi ao lado de outros ídolos. Foram apenas seis meses, mas Kaká jogou muito e liderou o São Paulo na campanha do vice-campeonato daquele Brasileirão.

5 – Robinho no Santos em 2010

O impacto do retorno de Robinho foi dentro e fora de campo. O eterno menino da Vila Belmiro e craque de dois Brasileirões, passou seis anos na Europa mas não conseguiu emplacar em nenhuma equipe. Voltou então ao Santos e logo na estreia marcou de letra no rival São Paulo. Um presságio daquela passagem vitoriosa. Robinho foi o coadjuvante de luxo, no timaço de Ganso e Neymar que conquistou quase tudo que podia entre 2010 e 2011.

4 – Ronaldinho Gaúcho no Flamengo em 2011

Como esquecer da frase “Agora eu sou Mengão!”? Ronaldinho Gaúcho no Flamengo abalou o mundo do futebol. Era a união perfeita de duas marcas gigantescas e tinha tudo para dar certo. Até deu no começo, mas um excesso de confusões extra-campo, atrapalharam a estadia do ‘Bruxo’ na Gávea. Posteriormente, Gaúcho chegaria no Galo com menos impacto e até mais desconfiança. Mas o resultado dentro de campo foi completamente diferente. O Atlético-MG foi campeão da Libertadores de 2013, com desempenho irretocável e liderança admirável do R10.

PUBLICIDADE

3 – Daniel Alves no São Paulo em 2019

Imagina se seu time contrata o craque de sua seleção, logo após uma conquista de Copa América? Imagina se esse cara, além de craque do time, é eleito o craque da competição, e de repente aparece com a camisa do seu time? Pois foi o que aconteceu com Daniel Alves no São Paulo. Não teve rumor, não teve longa negociação. Foi feito o anúncio e Daniel Alves ‘do nada’ estava com a 10 do Tricolor. Agora na meia, o ‘ex-lateral’ ainda não mostrou em campo a que veio, mas é óbvio que os olhos do mundo estão voltados ao Morumbi.

2 – Romário no Flamengo em 1995

Craque da Copa do Mundo em 1994, Romário estava no Barcelona e tinha propostas para jogar no mundo todo. O ‘Baixinho’ podia escolher. E escolheu voltar ao Brasil para defender o Flamengo em seu Centenário. A contratação foi uma bomba nos noticiários brasileiros, e apesar de não ter ganho títulos importantes pelo Mengão, Romário ainda iria fazer muito gol aqui em solo brasileiro.

1 – Ronaldo no Corinthians em 2009

Fenomenal! Não há outra palavra que resuma a passagem de Ronaldo no Corinthians. Ídolo nacional e herói da Copa de 2002, Ronaldo já havia passado por mais uma série de cirurgias e estava muito acima do peso. Assim como Daniel Alves, foi anunciado ‘do nada’ no Corinthians e muito se perguntava se aquele impacto de sua chegada, refletiria em campo. Pois Ronaldo foi decisivo para a conquista do Campeonato Paulista e Copa do Brasil de 2009, e se tornou um dos maiores ídolos da história do clube. Além disso, trouxe uma série de patrocinadores para o Timão e ocasionou indiretamente uma mudança de estrutura no clube jamais antes vista. E justamente essa mudança de patamar na história do Corinthians, é que coloca Ronaldo como o maior retorno de um ídolo ao futebol brasileiro.

LEIA MAIS
Lembra dessa? Victor Ramos foi ‘pivô’ de briga judicial entre Vitória e Internacional na briga contra o rebaixamento em 2016

PUBLICIDADE

Hat-Tricks decisivos: 5 jogadores que já marcaram três gols em finais