Home Futebol Relembre momentos marcantes de Juninho Pernambucano em sua passagem pelo Lyon

Relembre momentos marcantes de Juninho Pernambucano em sua passagem pelo Lyon

Com 100 gols marcados e 11 títulos conquistados, Juninho é considerado o maior ídolo da história do Lyon (FRA)

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Até o dia 4 de maio de 2002, o Olympique Lyonnais, mais conhecido como Lyon, ainda não tinha em sua galeria um troféu da Ligue 1, a principal divisão da liga francesa de futebol profissional. Nesta data, há exatos 18 anos, o time recebeu o Lens, pelo último confronto daquela temporada, e superou o rival por 3 x 1, se consagrando campeão francês pela primeira vez.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!

Contratado pouco tempo antes, o meia Juninho Pernambucano foi um dos destaques da histórica conquista e, após 344 partidas disputadas pelo clube entre 2001 e 2009, com 100 gols marcados, 125 assistências decisivas e 11 títulos conquistados, se tornou o maior ídolo da história do Lyon, onde ocupa atualmente o cargo de diretor esportivo.

PUBLICIDADE

Vestindo a camisa da equipe francesa, Juninho conquistaria o Campeonato Francês mais seis vezes consecutivas. O heptacampeonato continua sendo um feito histórico e que dificilmente será alcançado por outro clube dentro das principais ligas de futebol da Europa. O jogador brasileiro ainda foi tricampeão da Supercopa da França (em 2002, 2003 e 2004) e campeão da Copa da França em 2008.

Reveja abaixo alguns momentos especiais de Juninho Pernambucano em sua vitoriosa passagem pelo Lyon (FRA):

Cientista afirma que Juninho é o “maior cobrador de faltas da história”

Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, o Juninho Pernambucano ou “Reizinho da Colina”, começou a carreira no início dos anos 90 jogando pelo Sport. Depois se transferiu para o Vasco, onde também marcou seu nome na história do clube carioca antes de se tornar “lenda” no futebol francês defendendo o Lyon.

Ainda atuou pelo AL-Gharafa, do Qatar, e o New York Red Bulls, dos Estados Unidos. Retornou ao Vasco e encerrou a carreira de jogador em 2014. Com a camisa da seleção brasileira entrou em campo 40 vezes, marcou seis gols e integrou o elenco que venceu a Copa das Confederações de 2005.

PUBLICIDADE

Juninho, que conquistou 25 títulos em sua trajetória profissional, é considerado “o maior batedor de faltas da história do futebol”, segundo o cientista e físico britânico Ken Bray. Para ele, há três diferentes métodos utilizados pelos atletas para bater faltas e nenhum outro jogador no mundo possui a mesma capacidade técnica de Juninho em aplicar todos eles.

LEIA MAIS

Você conhece tudo sobre a carreira de Juninho Pernambucano? Faça o teste!

Reveja 10 golaços de Juninho Pernambucano com a camisa do Lyon

10 jogadores que vestiram as camisas de Flamengo, Vasco e Fluminense