Home Futebol Domingos da Guia, Gamarra e mais; os melhores zagueiros da história do Corinthians

Domingos da Guia, Gamarra e mais; os melhores zagueiros da história do Corinthians

O Torcedores.com listou os melhores zagueiros que vestiram a gloriosa camisa do Corinthians. Confira a lista completa e veja se faltou alguém

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.
PUBLICIDADE

Entre os melhores times que o Corinthians já formou em sua história, grandes jogadores fizeram parte desses verdadeiros esquadrões. E alguns desses craques, marcaram seu nome na história do clube. Inclusive alguns zagueiros.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJsWWd5WTIyZyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

PUBLICIDADE

Pensando nisso, analisamos alguns times memoráveis do Timão, e selecionamos os seis maiores zagueiros da história do clube.

Melhores zagueiros da história do Corinthians:

Domingos da Guia

O apelidado “Divino Mestre” não chegou a ganhar nenhum título de expressão com a camisa do Corinthians, mas durante seus quatro anos de clube, demonstrou imensa maestria na defesa alvinegra. Domingos era daqueles não dava bicão, só saía tocando. Tanto que na época, chamavam essas saídas perigosas de ‘Domingada’. Para muitos, é o maior entre os zagueiros da história do Timão.

Goiano

Durante seus sete anos de Corinthians, Goiano ganhou diversos títulos. O principal deles foi o Paulistão do Quarto Centenário em 1954, onde foi um dos heróis da conquista. Era conhecido por sua raça dentro de campo. Para ele, não tinha bola perdida. Seu estilo ‘espadaúdo’ se destacava quando Luizinho, Pequeno Polegar, arrumava confusão em campo. O zagueiro era uma espécie de guarda-costas do baixinho.

Gamarra

Uma unanimidade na história do Corinthians, é o paraguaio Carlos Alberto Gamarra Pavón. O zagueiraço demonstrou sua classe e sua técnica no time memorável de 1998/99, que foi coroado com a conquista dos Brasileirões daqueles dois anos. Gamarra ficou conhecido por sua lealdade em campo, pois não era de fazer muitas faltas. Na Copa do Mundo de 98, conseguiu não fazer nenhuma falta em quatro jogos, o que espantou a todo planeta.

PUBLICIDADE

Chicão

O ‘Xerife’ chegou no Corinthians no pior momento da história do clube, e saiu no melhor. Chicão ajudou o Corinthians a subir da Série B, e entre diversos títulos, ganhou Libertadores e Mundial em 2012. Sempre esteve entre os melhores zagueiros do país, e seu maior diferencial era a bola parada. Em toda sua passagem, fez 42 gols entre faltas e pênaltis, e é o maior zagueiro artilheiro da história do Timão. Sua comemoração mordendo o escudo alvinegro, também foi algo marcante em sua passagem.

Gil

Já em 2013, o Corinthians trouxe do futebol francês mais um zagueiraço que faria história no clube. Gil sempre foi rei na bola aérea, tanto no setor defensivo quanto no ofensivo. Foi o melhor da posição no Brasileirão de 2015, e suas atuações renderam também algumas convocações para defender a seleção brasileira. Sua história no clube e seu alto nível, fizeram com que o Timão o contratasse novamente em 2019. Atualmente, é um dos fios de esperança do atual elenco.

Balbuena

Fechamos a lista com mais um paraguaio. Balbuena mostrou um futebol tão gigantesco, que a comparação com Gamarra era inevitável. Participou intensamente da conquista do Brasileirão de 2017, sendo um pesadelo adversário nas bolas aéreas. Sua comemoração ‘batendo continência’ também é lembrada e imitada até hoje pela Fiel torcida.

LEIA MAIS
Bundesliga: Saiba como assistir aos jogos deste fim de semana AO VIVO

PUBLICIDADE

Você lembra da última escalação do Corinthians antes da paralisação?

Tevez no Corinthians? TV argentina cita interesse do clube no retorno do atacante