Não é só a NBA! 5 torneios importantes de basquete pelo mundo

Liga dos Estados Unidos é a maior do mundo em audiência e qualidade, mas competições de basquete na Europa também ganham destaque

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Crédito: Divulgação/FC Barcelona

A NBA é a principal liga de basquete do mundo e não há discussão quanto a isso. No entanto, outros campeonatos menos conhecidos aqui no Brasil são importantes na Europa com clubes e seleções que possuem uma qualidade que pode ser equiparada à liga norte-americana.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Além dos Estados Unidos, as principais competições estão localizadas na Europa. Seja nacional ou continental, os torneios existentes proporcionam um bom ritmo e qualidade para jogadores com a inserção de muitos clubes que possuem equipes no futebol. Na Espanha, por exemplo, Barcelona e Real Madrid são dois dos principais times em disputa. Alguns jogadores que ganham destaque nessas competições ganham atenção das franquias da NBA como é o caso do espanhol Pau Gasol.

Liga ACB

Na Espanha, a liga ACB é a principal liga do país e é composta por 18 equipes. Fundada em 1982, a competição abriga Barcelona e Real Madrid com os blaugranas sendo os maiores campeões com 18 conquistas e os madridistas sendo os atuais campeões. A liga apresenta um formato completamente diferente da NBA com direito até rebaixamento. As equipes disputam a primeira fase em turno e returno com os 7 primeiros classificados para a próxima fase e os dois últimos rebaixados. Disputada em um cidade única, o anfitrião do ano se junta aos sete melhores na disputa para um mata-mata que é chamado de Copa do Rey.

A segunda fase da competição é iniciada no formato playoffs com os oito melhores colocados da fase anterior em disputas de melhor de três jogos para as quartas e semifinal. Na decisão, a quantidade de jogos para a definição do campeão é aumentada para cinco partidas.

Euroleague

A Euroleague é considerada a principal competição de basquete fora dos Estados Unidos. Existente desde 1958, o torneio deixou de ser administrado pela FIBA e passou a ser gerenciado pela Euroleague Basketball. O formato atual da competição conta com 16 equipes que jogam turno e returno e oito melhores classificando para os playoffs. No mata-mata, séries de até cinco jogos para definir o campeão. A liga possui contrato com 11 das 16 equipes que estão de forma definitiva por um determinado prazo. Os outros cinco participantes são escolhidos através de critérios como campeão da EuroCup e desempenho nacional.

VTB United League

O basquete russo também está presente como uma das grandes competições europeias. Desde sua fundação em 2008, a liga abriga clubes de países do leste europeu como Estônia, Rússia, Letônia e Lituânia. Atualmente são 13 equipes que disputam a competição e o CSKA Moscow é o maior campeão com 10 títulos sendo oito consecutivos. O formato é parecido com a Euroleague que todos jogam contra todos em jogos de ida e volta e os playoffs são realizados entre os oito melhores com séries de até cinco jogos.

Turkish League

A liga turca talvez seja a que possua a maior quantidade de divisões com três. Sua importância no cenário do basquete é proporcionar a maior quantidade de jogadores e clubes em atividade no país. A elite do basquete turco possui 16 equipes que disputam a divisão principal com jogos de ida e volta com playoffs. O maior campeão do torneio é o Anadolu Efes que conquistou 14 títulos, mas equipes como Fenerbahce com 9 e Eczacibasi com 8 conquistas cresceram nos últimos anos e elevaram o nível do desempenho da liga nacional.

Copa do Mundo

A Copa do Mundo é o principal torneio administrado pela Federação Internacional de Basquete. A competição funciona como os torneios mundiais de futebol que acontecem a cada quatro anos e abriga os melhores países em busca do título mundial. Os Estados Unidos são os maiores campeões com cinco títulos do torneio igualados com a antiga Iugoslávia. O Brasil esteve duas vezes no lugar mais alto do pódio, mas não disputa uma semifinal desde 1986. A Espanha é a atual campeã ao bater a Argentina na final por 95 a 75 e conquistar o bicampeonato.

LEIA MAIS:

Passe, rebote e mais: confira os principais fundamentos do basquete

Da Alemanha à Espanha: 10 europeus com carreiras de sucesso na NBA

Das ruas para os Jogos Olímpicos: conheça o que é e as principais regras do basquete 3×3