Nível europeu! As cinco melhores estruturas de centros de treinamento brasileiros
Vários campos de futebol, academia, piscina esportiva e até hotel particular estão entre os itens que podem serem encontrados nos centros de treinamento
Divulgação/Bahia
A estrutura dos clubes brasileiros tem evoluído cada vez mais mediante a um padrão encontrado principalmente na Europa. De estádios a centros de treinamento, o Brasil tem se destacado e algumas equipes são pioneiras e se destacam pelas propriedades utilizadas pelos jogadores.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Bahia
O mais recente lançamento foi o do Bahia. Com homenagem ao ídolo Evaristo de Macedo, o novo centro de treinamento do Tricolor de Aço foi inaugurado em janeiro de 2020 e é o maior da região Norte-Nordeste do país. O novo local substitui o Fazendão, antigo CT da equipe, e custou cerca de R$ 30 milhões.
Flamengo
Outro clube que se destaca pela estrutura do CT é o Flamengo. O clube tem modernizado suas propriedades durante os últimos anos e em 2016 inaugurou o Centro de Treinamento George Helai. A estrutura é composta por dois prédios administrativos, dois campos com tamanho real de jogo, campo exclusivo para goleiros e um campo de futebol society. Os dois prédios possuem estruturas internas que compõem salas de imprensa, musculação, refeitório e 24 suítes para os jogadores.
São Paulo
Até a década de 2010, o São Paulo era pioneiro em uma estrutura de Centro de Treinamento ampla e que abordasse tudo que fosse necessário para os jogadores. São três campos de futebol, prédio administrativo para a diretoria, sala de imprensa, musculação e refeições em mais de 44 mil m² no bairro da Barra Funda.
Além disso, o Tricolor Paulista possui uma outra estrutura localizada em Cotia e que é voltada apenas para o uso de formação de jogadores. Com um área quase seis vezes maior, a propriedade possui 1 campo com tamanho oficial com 1 arquibancada para até 1500 pessoas, sete campos extras, campos sociais, quadra esportiva, campo de areia, salas de ensino e 74 apartamentos que hospedam jovens atletas.
Palmeiras
Também na capital paulista, o CT do Palmeiras é uma das maiores referências em estruturas do país. Restaurante, parte administrativa, piscinas, academia, auditórios e 44 apartamentos, além de três campos oficiais que estão à disposição dos jogadores. Assim como o rival São Paulo, o Alviverde possui outro CT na capital paulista.
Santos
O último da lista é o Santos que conta com uma grande estrutura de 40 mil m² para abrigar uma série de necessidades do futebol. Parte administrativa, academia, banheiras de recuperação, centro de reabilitação para jogadores, dois campos oficiais e 28 apartamentos para profissionais e a base estão localizados dentro do CT Rei Pelé.
LEIA MAIS:
Apoio massivo: quatro times do Nordeste que são sucesso de bilheteria
41 anos de CBF: decreto da FIFA resultou em criação da confederação brasileira
Dupla Ba-Vi são os maiores campeões da Copa do Nordeste; veja lista

