Home Futebol O que foi a Taça de Prata, principal título da história do Londrina?

O que foi a Taça de Prata, principal título da história do Londrina?

Tubarão faturou o título após uma goleada sobre o CSA-AL no início da década de 1980

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Com 64 anos de história, o Londrina foi uma das equipes que faturou a Taça de Prata na história do futebol nacional. A nomenclatura Taça de Prata foi utilizada de forma genérica pela CBD (antecessora da CBF) para denominar várias competições no país, entre elas o Brasileirão entre 1968 e 70, período em que o certame ficou conhecido como Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Posteriormente, a CBF utilizou este nome de forma oficial para designar edições do Brasileirão da Série B entre os anos 1980 e 1985 – exceto em 84 – e é justamente onde o Tubarão entra, tendo conquistado a competição há exatos 40 anos.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Na campanha vitoriosa do título mais importante da sua história, o Londrina acumulou uma campanha consistente. Foram 11 jogos realizados na primeira fase, entre os adversários estavam equipes conhecidas do cenário nacional que atualmente figuram na Série B do Brasileirão: Brasil de Pelotas, Chapecoense, Juventude, Sampaio Corrêa. Além do Athletico Paranaense, que integra a elite nacional há décadas

Na fase de semifinal, o Londrina superou o Botafogo-SP nas duas partidas: 2 a 1 no interior paulista e 1 a 0 no Estádio do Café. Garantido na finalíssima, o Tubarão encarou o CSA, empatou o primeiro em Maceió, e no embate de volta atropelou o time azulino pelo placar de 4 a 0. Eufórica, a torcida invadiu o gramado para festejar o título antes mesmo do apito final. Naquela oportunidade, mais de 36 mil torcedores estavam presentes no Café.

PUBLICIDADE

A TAÇA

Ao assumir o comando do futebol brasileiro, a CBF fez uma reformulação no futebol nacional, criando a Taça Ouro, que seria considerada a divisão de elite, e a Taça de Prata, caracterizada como uma segunda divisão. Mas os torneios na realidade funcionavam mais como módulos dentro de uma só competição.

Isto porque, quando a Taça de Prata chegava em sua fase de semifinal, os quatro times entravam na disputa da segunda fase da Taça de Ouro do mesmo ano, mesmo assim não representava um cenário de ascensão ou descenso entre os participantes da reta final.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: