Home Futebol O que mudou no Palmeiras nos últimos 5 anos?

O que mudou no Palmeiras nos últimos 5 anos?

Apesar de não ter conquistado a tão sonhada Libertadores, o Palmeiras conquistou três títulos nacionais em apenas cinco anos e se tornou ainda mais um gigante

Eduardo Suguiyama
Eduardo Suguiyama é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado).

Nos últimos cinco anos, o Palmeiras mudou da água para o vinho e virou uma das grandes equipes do cenário nacional, prova disso é que conquistou três títulos nacionais nesse período e tem sido presença constante na Copa Libertadores da América, maior competição Sul-Americana e o Torcedores.com mostra para você a mudança gradual ano a ano no Verdão.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJGZHV1Zjh5dyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

2015

O ano de 2015, o Palmeiras fechou um grande patrocínio com a Crefisa, empresa que é parceira do clube até hoje e contratou nomes importantes para a reerguida como Zé Roberto e Dudu. Logo no primeiro ano de Crefisa já conquistou a Copa do Brasil em uma final emocionante contra o Santos. Iniciou o projeto com Oswaldo de Oliveira, mas mudou no final para Marcelo Oliveira. O título começava a coroar a gestão de Paulo Nobre.

PUBLICIDADE

Em 2015, também foi o ano da chegada do diretor de futebol Alexandre Mattos, que foi reestruturando o elenco alviverde.

Alexandre Mattos

2016

No ano seguinte, o Verdão já era um time mais forte e mais consolidado, mas o insucesso no início da temporada fez Marcelo Oliveira cair, e logo Cuca assumiu e começou a dar cara ao time campeão Brasileiro com destaque para Mina, Moisés, Dudu, Róger Guedes e Gabriel Jesus. Paulo Nobre se despedia da presidência com mais um título.

gabriel

PUBLICIDADE

2017

Apesar da conquista do Brasileirão, Cuca acabou deixando o Verdão por questões pessoais, e assim o alviverde apostou em Eduardo Baptista, mas o jovem treinador não aguentou a pressão da torcida e logo caiu apesar dos bons resultados, pesou contra a eliminação no Paulistão para a Ponte Preta. Cuca voltou, mas não conseguiu repetir o bom trabalho do ano anterior e teve inúmeros atritos com a diretoria e também com Felipe Melo. Apesar disso, o Palmeiras terminou o Brasileirão na segunda colocação. Esse foi o primeiro ano do mandato de Mauricio Galiotte.

2018

Mais uma vez, o Palmeiras iniciou a temporada apostando em um jovem treinador, Roger Machado, que teve bons resultados, mas a derrota para o Corinthians na final do Paulistão custou ao treinador, que foi demitido. Dessa vez, a diretoria do Verdão não apostou e foi no tiro certeiro, a experiência de Felipão, que conseguiu mais um título do Brasileirão para o alviverde.

Felipão

2019

Com o segmento do trabalho de Felipão, o Palmeiras começou o ano voando, mas novamente acabou deslizando no Paulistão e foi eliminado em casa pelo São Paulo nos pênaltis. O baque passou e o time se recuperou, estava invencível no Brasileirão, mas a parada para a Copa América custou caro para o time que foi degrau abaixo e acabou sucumbindo ao crescimento do Flamengo. Felipão foi demitido e chegou Mano Menezes, que também durou pouco tempo no comando.

PUBLICIDADE

Com o crescimento do Flamengo e as contratações certeiras do rival, o diretor de futebol Alexandre Mattos virou alvo da torcida e acabou saindo do clube. Nomes como Ricardo Goulart e Carlos Eduardo não vingaram e causaram irá dos torcedores.

2020

Nesse ano, o Palmeiras apostou em um projeto mais centrado, sem grandes investimentos e conta com o retorno e a experiência de Vanderlei Luxemburgo, que tem como grande ambição voltar a brilhar e vencer a Copa Libertadores da América.

O time vinha bem, ainda sem dar espetáculo, mas tentando definir uma forma de jogo, porém, a pandemia do coronavírus deixa o projeto de lado, e o entrosamento, tática e posicionamento deve ser trabalho por Luxemburgo novamente.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE