Home Futebol Pacaembu: quem é o maior artilheiro dos 80 anos do estádio?

Pacaembu: quem é o maior artilheiro dos 80 anos do estádio?

Histórico, estádio que abrigou muitos clubes durante 80 anos tem jogador marcado na história do Corinthians como o maior artilheiro

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Pacaembu é um dos mais antigos estádios de São Paulo e tem muita história em mais de 80 anos de vida. Entre títulos e golaços, o estádio tem uma marca que persiste desde 1957: a de artilheiro do Pacaembu. O nome do jogador que mais marcou gols na história do local foi Cláudio, “O Gerente”.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJIejNSRlp4dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Cláudio Christóvam de Pinho atuou nos quatro clubes grandes de São Paulo, mas foi pelo Corinthians que o recorde foi majoritariamente construído. Em 322 partidas feitas no Pacaembu, o Gerente marcou 188 gols e é disparado o maior artilheiro da história do Paulo Machado de Carvalho. Alguns outros nomes como Pelé e Oswaldo Silva, o Baltazar, tiveram ótimos números no estádio, mas nunca alcançaram o ataque que também é o maior artilheiro da história do clube do Parque São Jorge.

PUBLICIDADE

Além dos gols feitos pelo Corinthians, podemos somar mais 16 gols feitos por Cláudio com a camisa das seleções brasileira e paulista e outros clubes do estádio totalizando 202 gols na história. Desde então, outras centenas de jogadores atuaram no Pacaembu, mas nenhum deles balançou tantas vezes as redes como o atacante alvinegro.

Artilharia Alvinegra

Não poderia ser diferente o artilheiro do Pacaembu não ser corintiano. O Corinthians foi o time que mais jogou no estádio com 1699 partidas até a construção da sua Arena em 2014. Um artilheiro do estádio ter construído quase que inteiramente o recorde com a camisa do time Alvinegro é mais uma afirmação que o Paulo Machado de Carvalho é a segunda casa de todo torcedor do Corinthians.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

1699 jogos e 9 títulos: o retrospecto do Corinthians no Pacaembu

Você sabe qual é a capacidade de público do Pacaembu?

De Copa do Mundo à Libertadores: 5 fatos que fazem o Pacaembu um estádio histórico