Home Futebol De Copa do Mundo à Libertadores: 5 fatos que fazem o Pacaembu um estádio histórico

De Copa do Mundo à Libertadores: 5 fatos que fazem o Pacaembu um estádio histórico

Estádio é conhecido como o principal da capital paulista e tem episódios marcantes no futebol

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

O Pacaembu foi inaugurado na década de 1940 na praça Charles Miller, em São Paulo, inicialmente com capacidade para 70 mil pessoas. Já presenciou o Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e diversas finais. Mas além do futebol, o local abriga um complexo desportivo, e no interior também o Museu do Futebol.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Não é de hoje que o estádio ganha um charme bastante especial. Ele é conhecido por receber eventos muito importantes, como a Copa do Mundo, decisão de Copa Libertadores da América, entre outros. Por isso, decidimos relembrar fatos históricos do local.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJIejNSRlp4dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Confira 5 fatos históricos do Pacaembu

1 – Copa do Mundo 1950

O Pacaembu foi palco de seis jogos daquela copa do mundo, são eles:

  1. Brasil 2 X 2 Suíça
  2. Suécia 3 X 2 Itália
  3. Itália 2 X 0 Paraguai
  4. Uruguai 2 X 2 Espanha
  5. Uruguai 2 X 2 Suécia
  6. Suécia 3 X 1 Espanha

Esta foi a primeira e única vez que o estádio fez parte da Copa do Mundo.

2 – Jogos Pan-Americano 1963

PUBLICIDADE

Além de atletismo e os eventos de abertura e encerramento, o estádio foi palco da final simbólica entre Brasil e Argentina. Naquele tempo, o torneio era disputado por pontos corridos. Este foi o primeiro evento em que o campo acabou escolhido como palco principal.

Siga o torcedores no Facebook para acompanha as melhores noticias sobre Games e outros esportes

3 – Campeonato Brasileiro 1994: Palmeiras X Corinthians

A decisão em dois jogos foi decida no Pacaembu. O Palmeiras, turbinado pela Parmalat, tinha um elenco robusto. Nomes como Veloso, Roberto Carlos, Flávio Conceição, Mazinho, Edmundo e Rivaldo faziam parte. Ao outro lado, o Corinthians de Ronaldo, Marcelinho Carioca e Viola.

O fato é que o alviverde foi melhor ao longo do confronto. Venceu o primeiro jogo por 3 a 1, e depois se segurou no segundo ao empatar em 1 a 1. A partida foi bastante tensa, com direito à três expulsões – Branco e Luisinho, pelo alvinegro, e Zinho, para o time palmeirense.

PUBLICIDADE

4 – Copa São Paulo de Futebol Júnior

Disputada desde 1969, teve outros lugares como palco da final além do Pacaembu, como o Canindé ou Nicolau Alayon. Este campeonato foi onde diversos craques como Denner, Rogério Ceni e Vinicius Júnior se destacaram e se projetaram em cenário nacional. Desde 2009 a final sempre vem sendo disputada no Pacaembu.

5 – Libertadores da América 2011: Santos 2 X 1 Peñarol

Um título continental sempre credencia um estádio como memorável. A Libertadores é um título que por algumas vezes foi decidido e vencido no vizinho Morumbi. Entretanto, desta vez, o Pacaembu foi palco do triunfo santista por 2 a 1 sobre o Peñarol, gols de Neymar e Danilo.

PUBLICIDADE

Bônus

Brasil 1 X 0 Romênia – Despedida de Ronaldo

Assim como Pelé e Garrincha tiveram o Maracanã, o Fenômeno teve o Pacaembu como palco de sua despedida. Já fora de forma e apenas 15 minutos em campo, o atacante criou oportunidades, porém não conseguiu marcar. Fred foi o responsável por balançar as redes.

LEIA MAIS
LIBERTADORES, BRASILEIRO E MAIS: OS TÍTULOS DECIDIDOS NO PACAEMBU

PUBLICIDADE

HÁ 13 ANOS, ROMÁRIO MARCAVA O MILÉSIMO GOL E ATINGIA MARCA DE PELÉ