Home Futebol Passagem de Luxemburgo pelo Real Madrid teve polêmica com estrelas e briga com o presidente; relembre

Passagem de Luxemburgo pelo Real Madrid teve polêmica com estrelas e briga com o presidente; relembre

Histórias se desencontram, mas treinador nega problemas de relacionamento

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Vanderlei Luxemburgo é até hoje o único técnico brasileiro que passou pelo Real Madrid, clube com o maior número de títulos do futebol europeu e multicampeão da Liga dos Campeões.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Maior vitória de Luxemburgo no Real Madrid:
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJxY3B1TVJ1dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A passagem foi no ano de 2005 e teve início promissor, inclusive com a liderança do Campeonato Espanhol sobre o Barcelona de Ronaldinho e companhia em algum momento, mas desandou à medida que o técnico perdeu o vestiário dos galácticos, recheado de estrelas como Casillas, Zidane, Beckham, Roberto Carlos, Ronaldo e Raúl.

PUBLICIDADE

Entre o fim da temporada 2004/05 e o início de 2005/06, foram 44 jogos disputados e 27 vitórias para o Real Madrid de Luxemburgo, que sempre disse que seu trabalho terminou após desavenças com o presidente do clube.

Em entrevista recente, porém, o ex-lateral Roberto Carlos fez revelações sobre o clima do técnico brasileiro com as principais estrelas do vestiário merengue.

“O Vanderlei Luxemburgo ficou seis meses no Real Madrid”, iniciou o ex-jogador brasileiro, ídolo do clube espanhol.

“No segundo jogo da Liga, tínhamos o costume de chegar na concentração, deixar as malas no quarto e, antes do jantar, tomar nossa cervejinha e nosso vinho. E sempre em cima da mesa tinha o vinho, duas garrafas em cada mesa”, seguiu em entrevista ao ex-goleiro Vitor Baía.

PUBLICIDADE

“Eu e o Ronaldo chegamos no professor e falamos: ‘Temos uns costumes aqui e você vai ver, mas tenta não mudar. Não tira o vinho da mesa e os 20 minutos da cerveja antes do jantar porque senão vai ter problema. Aí o que ele fez? tirou primeiro a cerveja e depois as garrafas de vinho. Demorou três meses porque o mundo do futebol é pequeno, as notícias chegaram na diretoria e tchau. Era nosso ambiente de vestiário”, revelou.

Vários jogos irritaram os jogadores do Real Madrid na caminhada de Luxemburgo no clube. A eliminação para a Juventus na Liga dos Campeões foi uma das principais, já que o treinador sacou Ronaldo e Zidane da partida quando o time precisava de mais um gol para buscar a classificação para a próxima fase e acabou eliminada.

Em seu último jogo, contra o Getafe, o Real Madrid venceu por 1 a 0 com gol de Ronaldo, mas o técnico logo sacou o camisa 9 e levou sonoras vaias da torcida, o que foi fundamental para sua demissão.

“Tudo começou depois de uma divergência com o presidente, Florentino Pérez, após uma partida contra o Getafe na La Liga”, explicou o técnico ao portal The Coaches.

PUBLICIDADE

“Beckham foi expulso e estávamos ganhando de 1 a 0. Faltando três minutos para terminar o jogo, substituí Ronaldo para fortalecer a defesa. O público não gostou da substituição, nem Florentino, já que Ronaldo era ídolo da equipe. Pérez me chamou e perguntou: ‘Mister, por que você tirou Ronaldo do jogo?’. Respondi que ele tinha jogado o suficiente e que estávamos com um atleta a menos e que era uma decisão técnica. Então ele me respondeu: ‘Aqui não se pode fazer isso, tem que dar espetáculo. A torcida gosta de espetáculo.”

Ponto alto
O técnico chegou a ganhar a confiança da torcida do Real Madrid ao fim da temporada 2004/05, quando venceu o Barcelona que seria campeão espanhol poucas rodadas depois, por 4 a 2. O brasileiro chegou a ser aplaudido e conseguiu a manutenção no cargo naquele momento.

O treinador ainda deixou a equipe classificada para as oitavas de final da Liga dos Campeões 2005/06.

Leia mais:
Donos do Brasileirão: quem são os 6 técnicos com mais títulos na história da competição?

PUBLICIDADE