Você sabe quem é o maior campeão do Paulistão? Confira a lista

Desde 1902, o Campeonato Paulista é o estadual mais antigo em realização no futebol brasileiro

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhidaFormado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo pareciod.

Crédito: Divulgação/FPF

O Paulistão 2020 pode estar interrompido por causa da pandemia do coronavírus. Mas a competição, o mais antigo estadual do país, tem longa história e diversos de seus times foram campeões em sua trajetória mais do que centenária.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Mas quem será o maior campeão paulista? Se você tem dúvidas de quem é o ‘rei’ do futebol de São Paulo, o Torcedores.com irá mostrar o ranking dos vencedores da competição.

Corinthians maior campeão

Com 30 pontos, o Timão é o maior campeão de São Paulo, sendo o atual tri-estadual, tendo conquistado as três mais recentes competições do Paulista. Logo atrás, com 22 títulos, vem seu maior rival, o Palmeiras, que ganhou sua última taça em 2008.

Também com 22 títulos, vem o Santos, que conseguiu uma grande sequência de títulos paulistas nos últimos anos (sete, desde 2006) e foi o grande time do Paulistão nos anos 60, com oito títulos no auge da Era Pelé. O São Paulo, com 21, é o grande com menos taças do estadual e o que está há mais tempo em jejum, sem vencer a competição desde 2005.

Paulistano maior fora dos ‘grandes’

Depois do Tricolor, um time que nem tem mais departamento de futebol profissional é o quinto maior campeão do Campeonato Paulista. O Paulistano, time que foi o ‘grande’ do estado no começo do século XX, ganhou 11 vezes o estadual, a última delas em 1929. Por conta do profissionalismo, a equipe decidiu encerrar as atividades do seu futebol no começo dos anos 30.

Interior tem cinco títulos

Juntos, os times do interior de São Paulo conquistaram cinco títulos. O Ituano pode se considerar o ‘rei do interior’, com dois Paulistas, em 2002 e 2014. São Caetano (2004) (Red Bull) Bragantino (1990) e Inter de Limeira (1986) completam a lista.

Dois campeões 

Em três épocas (1913 a 1916, 1926 a 1929 e 1935 a 1936), houveram duas entidades controlando o futebol paulista e organizando o Paulistão entre seus afiliados. Todas estas competições contam para a lista de títulos estaduais.

Confira a lista de campeões do Paulistão

Corinthians – 30

Palmeiras – 22

Santos – 22

São Paulo – 22

Paulistano – 11

São Paulo Athletic – 4

Portuguesa – 3

Associação Athlética das Palmeiras – 3

Ituano – 2

Germânia (atual Pinheiros) – 2

Americano-SP – 2

Internacional-SP – 2

AA São Bento – 2

São Caetano – 1

Inter de Limeira  – 1

(Red Bull) Bragantino – 1

LEIA MAIS

Primeiro ‘Brasileirão’ envolveu equipes de estados e não clubes; confira

(Crédito da foto: Divulgação/FPF)