Home Futebol Pedido de funcionários que se tornou realidade: entenda a relação do Bayer Leverkusen com a empresa farmacêutica Bayer

Pedido de funcionários que se tornou realidade: entenda a relação do Bayer Leverkusen com a empresa farmacêutica Bayer

Centenário clube alemão, o Bayer Leverkusen tem relação direta com a empresa química e farmacêutica Bayer

Gabriel Girardon
Colaborador do Torcedores.com.

O Bayer Leverkusen, que nesta segunda-feira (18) venceu o Werder Bremen pela Bundesliga, é uma referência direta à famosa empresa do ramo farmacêutico. A Bayer, fundada em 1863, tem sua sede em Leverkusen. Em 1904, a organização aceitou o pedido de seus funcionários para a criação de um clube esportivo. Nascia, então, o Turn-und Spielverein Bayer 04 Leverkusen, atualmente chamado Bayer 04 Leverkusen Fussball GmbH.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Inicialmente, o clube tinha membros que participavam de competições de diferentes esportes, não apenas de futebol. Alguns deles eram atletismo, basquete, ginástica, handebol, entre outros. Com o passar dos anos, a instituição, como um todo, foi se difundindo em outros departamentos.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que, por lei, os clubes na Alemanha não podem ter uma empresa como dona de mais de 50% de suas ações. O caso mais famoso atualmente é entre Leipzig e Red Bull, que deram um jeito de “burlar” as regras. Porém, o caso da equipe de Leverkusen é uma exceção. Isso porque a Bayer já era proprietária do time antes da lei ser criada, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Em campo

Falando especificamente de futebol, o Bayer Leverkusen tem história de relativo sucesso em âmbito nacional e internacional. Após perambular pelas divisões inferiores do futebol alemão, a equipe conquistou acesso para a Bundesliga em 1979. Desde então, sempre se manteve na elite.

PUBLICIDADE

Quanto aos títulos, no entanto, a sorte nem sempre esteve ao lado do clube. A conquista mais importante foi a Copa da Uefa de 1987/1988. Em seu país, venceu a Copa da Alemanha de 1992/1993. Porém, soma seis vice-campeonatos, sendo cinco da Bundesliga e um da Liga dos Campeões. Em 2002, chegou à grande final europeia contra o Real Madrid, mas foi derrotado com o antológico gol de Zidane.

LEIA TAMBÉM
Zé Roberto, Juan e mais: veja brasileiros que fizeram história no Bayer Leverkusen