Home Futebol Por onde anda o elenco do Borussia Dortmund que foi campeão da Bundesliga em 2012?

Por onde anda o elenco do Borussia Dortmund que foi campeão da Bundesliga em 2012?

Última Bundesliga conquistada pelos aurinegros teve participação de dois brasileiros e ainda não contava com Marco Reus

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

A temporada 2011-12 foi mágica para o Borussia Dortmund. Comandado por Jürgen Klopp, o time aurinegro conquistou o oitavo título da Bundesliga. Foi a última equipe campeã do Campeonato Alemão antes dos sete títulos consecutivos do Bayern de Munique. Na mesma temporada, o esquadrão de Dortmund levou também a Copa da Alemanha. E por onde será que andam os jogadores daquela conquista, como Kagawa, Weidenfeller e Lucas Barrios?

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

1 – Roman Weidenfeller: pendurou as chuteiras em 2018. No ano seguinte, Weidenfeller se tornou embaixador da Fundação Laureus Sport for Good. Também é comentarista esportivo na Alemanha. O goleiro jogou no Borussia Dortmund por 16 anos consecutivos.

4 – Neven Subotić: é jogador do Union Berlin. O zagueiro sérvio atuou por dez anos seguidos em Dortmund. Também tem passagens por Mainz, Colônia e Saint-Étienne.

PUBLICIDADE

5 – Sebastian Kehl: aposentado dos gramados desde 2015, Kehl segue trabalhando no Borussia Dortmund, mas agora como dirigente. Ele também esteve com o time aurinegro nas conquistas da Bundesliga 2001-02 e 2010-11.

7 – Moritz Leitner: atualmente joga no Norwich City. Deixou a cidade de Dortmund em 2016 e ainda passou por Lazio e Augsburg.

8 – Antônio da Silva: o meia brasileiro se aposentou em 2013. Ele participou de cinco jogos na campanha do título. Além do Borussia, Antônio da Silva também defendeu outros clubes da Bundesliga, como Eintracht Frankfurt, Stuttgart e Mainz.

9 – Robert Lewandowski: é titular do rival Bayern de Munique, clube para qual se transferiu em 2014, após quatro temporadas em Dortmund. Foi artilheiro dos aurinegros na Bundesliga 2011-12, com 22 gols marcados.

PUBLICIDADE

11 – Mario Götze: continua no Borussia Dortmund. A segunda passagem de Götze teve início em 2016, depois que passou três temporadas no Bayern.

14 – Ivan Perišić: é jogador da Inter de Milão, mas está emprestado ao Bayern de Munique. Perišić disputou duas temporadas pelo Dortmund, atuando em 64 jogos, com 12 gols.

15 – Mats Hummels: está na segunda passagem por Dortmund. Hummels retornou ao Borussia em 2019, depois de defender o Bayern por três temporadas.

16 – Jakub Błaszczykowski: joga atualmente no Wisla Cracóvia, da Polônia. Kuba, como é popularmente conhecido, esteve no Borussia por nove anos, entre 2007 e 2016.

PUBLICIDADE

18 – Lucas Barrios: o atacante paraguaio joga no Gimnasia La Plata, da Argentina. Atuou em 18 jogos na campanha do título, com quatro gols marcados.

19 – Kevin Großkreutz: é jogador do Uerdingen, time que disputa a terceira divisão da Bundesliga. Esteve no Borussia Dortmund entre os anos de 2009 e 2015.

20 – Mitchell Langerak: joga atualmente no Nagoya Grampus, do Japão. O goleiro australiano era reserva de Weidenfeller e participou de duas partidas na campanha do título.

21 – İlkay Gündoğan: atua no Manchester City desde 2016, mesmo ano em que deixou a cidade de Dortmund. O meia disputou 157 partidas e marcou 15 gols pelo time aurinegro.

PUBLICIDADE

22 – Sven Bender: joga no Bayer Leverkusen desde 2017, ao lado do irmão gêmeo Lars Bender. O volante defendeu as cores do Dortmundo por oito temporadas.

23 – Shinji Kagawa: é jogador do Zaragoza, da Espanha. Kagawa tem duas passagens pelo Borussia Dortmund. Foi o vice-artilheiro do time na Bundesliga 2011-12, com 13 gols marcados.

24 – Chris Löwe: joga no Dynamo Dresden, clube da segunda divisão alemã. Disputou apenas sete jogos na campanha do Borussia, clube o qual se despediu em 2013.

25 – Patrick Owomoyela: pendurou as chuteiras no ano de 2014. Depois, se tornou comentarista das transmissões internacionais da Bundesliga e Copa da Alemanha.

PUBLICIDADE

26 – Łukasz Piszczek: segue como jogador do Borussia Dortmund, clube que defende desde 2010. Antes do time aurinegro, Piszczek havia defendido o Zagłębie Lubin, da Polônia, e o Hertha Berlin.

27 – Felipe Santana: o zagueiro brasileiro está sem clube desde que encerrou o vínculo com o Atlético-MG, em 2018. Felipe Santana jogou em Dortmund por cinco anos, entre 2008 e 2013, após se destacar pelo Figueirense.

29 – Marcel Schmelzer: assim como Piszczek, segue no elenco do Borussia, clube que defende profissionalmente desde 2008. Além da Bundesliga 2011-12, Schmelzer possui outros seis títulos pelo time aurinegro.

Técnico – Jürgen Klopp: é o atual treinador do Liverpool, campeão da Champions League e do Mundial de Clubes em 2019. Klopp comandou o Borussia Dortmund entre 2008 e 2015. Antes, havia treinado o Mainz por sete temporadas.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS SOBRE O BORUSSIA DORTMUND

Por onde andam os jogadores do Borussia que participaram de jogo histórico com 12 gols na Champions em 2016

Haaland diz que não pensa sobre o possível interesse do Real Madrid em contratá-lo: “Me concentro no meu trabalho”