Home Futebol Por onde andam os jogadores que venceram a 1ª Champions League de Guardiola?

Por onde andam os jogadores que venceram a 1ª Champions League de Guardiola?

Treinador espanhol estava em sua primeira temporada como comandante profissional e viu Messi liderar o Barcelona ao título europeu

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

Nesta sexta-feira (1), o meia Alyaksandar Hleb comemora o seu 39º aniversário após uma boa carreira nas grandes ligas da Europa. Campeão com o Arsenal, o jogador foi para o Barcelona em 2008/09 e logo conquistou a Champions League sendo comandado por Pep Guardiola, que estava estreando como treinador. Apesar do título, acabou tendo apenas essa temporada como jogador do time catalão, sendo emprestado nos outros anos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Apesar disso, muitos dos outros jogadores permaneceram para o título de duas temporadas posteriores. Com uma jovem base do Barcelona, o treinador tinha conquistado sua primeira de duas Champions League. Seu poderio técnico logo influenciou os seus comandados a seguirem os seus passos e virar treinador também.

PUBLICIDADE

Confira onde estão os principais jogadores que venceram a 1ª Champions League de Guardiola:

Victor Valdés

Um dos grandes destaques em toda a campanha de Guardiola no clube, o goleiro saiu do Barcelona, jogou por duas equipes da Premier League, incluindo o Manchester United, mas se aposentou em 2017.

Daniel Alves 

Multi-campeão no Barcelona, o lateral-direito brasileiro saiu da equipe catalã apenas em 2015. Passou pela Juventus, sendo vice-campeão europeu, depois jogou no Paris Saint-Germain, mas retornou ao Brasil para jogar no São Paulo, seu time de coração.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJPY2dKSHliVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Puyol 

Capitão daquele elenco e grande defensor, o zagueiro, que levantaria a taça da Copa do Mundo no ano seguinte, conquistou a Liga dos Campeões com o Barcelona. Na final contra o Manchester United, jogou como lateral para substituir Daniel Alves. Hoje, aposentado, vira e mexe aparece em eventos da FIFA.

Piqué 

PUBLICIDADE

Ainda jovem, mas já muito elogiado por Pep Guardiola, Piqué é um dos poucos que ainda atua na equipe catalã. Hoje, os treinadores têm dificuldade para encontrar o companheiro ideal, como era com Carles Puyol.

Abidal

Apesar de não jogar a final contra o Manchester United, o lateral francês se aposentou anos depois por problemas de saúde. Atualmente, Abidal trabalha como dirigente do próprio Barcelona e causou grandes problemas recentemente com Messi e seu elenco.

Busquets

PUBLICIDADE

Considerado o menos experiente daquele time, o jovem volante ganhava uma grande chance. Porém, acabou dominando a posição no Barcelona na década seguinte e ainda hoje, ainda na equipe, é considerado um dos melhores volantes do mundo.

Iniesta

Peça-chave do meio de campo de Guardiola, o meia deixou o clube em 2016/17 para jogar no futebol japonês. Pensando em se aposentar e se tornar treinador, Iniesta ainda tem contrato com o Vissel Kobe.

Xavi

PUBLICIDADE

Outro destaque daquele elenco era o meia Xavi Hernández, que já era um dos mais inteligentes e experientes do grupo comandado por Pep Guardiola. Ele chegou a substituir o próprio treinador quando era volante da equipe catalã. Aposentou-se no Qatar, virou treinador no país e hoje é cotado para assumir o Barcelona.

Henry 

Recordista na Premier League pelo Arsenal, o atacante francês se tornou peça fundamental em suas poucas temporadas no clube. Henry se aposentou na MLS, virou auxiliar da Bélgica na última Copa do Mundo e hoje comanda o Montreal Impact, dos Estados Unidos.

Eto’o

PUBLICIDADE

Melhor atacante do Barcelona durante a primeira década deste século, o camaronês se transferiu para a Inter de Milão em troca com Ibrahimovic, eliminando o seu time e conquistando a Champions League no ano seguinte. Atualmente, está aposentado após pendurar as chuteiras em 2019, no Qatar.

Messi

Grande jogador do elenco de Guardiola, o jogador segue na equipe catalã, mas, após problemas com Abidal e a diretoria, pode estar cogitando sua saída na equipe após uma década e meia.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJYVWNmeUNWVSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Sylvinho

Lateral-esquerdo titular na final, o brasileiro foi mais um influenciado por Guardiola e que hoje se tornou treinador de futebol. Seu primeiro e único trabalho até aqui foi no Lyon, sendo demitido no meio da temporada.

Yaya Touré 

Improvisado como zagueiro na decisão da Champions League, o jogador acabou se tornando comandado anos depois novamente por Guardiola, no Manchester City. Em 2020 foi especulado para jogar com Honda no Botafogo, mas ainda não definiu o seu futuro.

PUBLICIDADE

Pedro

Xodó do elenco de Guardiola, o atacante permaneceu na equipe até 2014/15, sendo importante para a conquista de mais duas Champions League. Hoje pertence ao Chelsea, da Premier League.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

7 jogadores que venceram a Olimpíadas e talvez você não saiba

De Messi a Rafinha: veja 11 estrelas que disputaram o Mundial sub-20 de 2005