Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Promessas na Ucrânia: conheça cada nome da 3ª safra de brasileiros do Shakhtar Donestk

Clube ucraniano ajudou a evoluir grandes nomes da seleção brasileira, como Willian, Douglas Costa e Fernandinho

Rafael Brayan
Estudante de jornalismo. Colaborador especialista e editor-plantonista do Torcedores.Twitter: @rafaelbrayan_

Crédito: Michael Steele/Getty Images

Capitão e ídolo do Manchester City, o volante brasileiro Fernandinho comemora aniversário nesta segunda-feira (4). Revelado pelo Athletico Paranaense, o jogador foi mais um atleta que passou pelo Shakhtar Donestk recentemente e conseguiram chamar a atenção de um gigante do futebol europeu.

Aniversário CLUBE EXTRA

Clique e veja as melhores promoções!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A equipe ucraniana ficou conhecida pelas contratações de diversas promessas do futebol brasileiro nos últimos anos. A primeira safra de reforços vindo do Brasil tinha Willian, Fernandinho, Ilsinho, Jadson e Douglas Costa, entre outros. Logo depois, o Shakhtar Donestk buscou, principalmente, Dentinho, Marlos, Taison e Fred.

Agora, alguns jovens jogadores vêm ganhando a oportunidade no futebol europeu através do Shakhtar. Ao todo, são sete nomes que vieram de times como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Grêmio. Ainda não os conhece? Veja quem são cada uma dessas promessas do elenco na Ucrânia.

Maycon

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior pelo Corinthians, o volante ganhou grande destaque na temporada de 2017. Titular ao lado de Gabriel no elenco de Fábio Carille, ele acabou vencendo o Campeonato Brasileiro e se transferindo para o Shakhtar Donestk.

Vitão

Destaque do futebol de base recente do Palmeiras, o zagueiro chegou na equipe ucraniana no passado, com 19 anos de idade. Vitão tem passagem pela seleção brasileira sub-20 e tem grande estatura, sendo um dos primeiros brasileiros da posição a ganhar uma chance no Shakhtar.

Marquinhos Cipriano

Canhota de muita qualidade no jogo individual, o atacante formado na base do São Paulo chegou em 2018 e tem 21 anos de idade. Ainda não é titular da equipe ucraniana, mas poderá aparecer em breve nos grandes confrontos da Liga dos Campeões da Europa.

Fernando

Outro atacante que foi contratado recentemente pelo clube é Fernando, que brilhou na base do Palmeiras e foi campeão ucraniano na última temporada. Atualmente, o atacante brasileiro foi emprestado para o Sporting, de Portugal, para ganhar mais tempo em campo.

Dodô

Formado na base do Coritiba, o lateral-direito do Shakhtar Donestk tem 21 anos de idade e é outra grande promessa brasileira no elenco. Ele coleciona passagens pelas equipes de base da seleção brasileira e era um dos nomes que poderiam surpreender na lista da Olimpíadas deste ano.

Marco Antônio

Antes de Bruno Guimarães e depois de Fernandinho, o Athletico Paranaense revelou outro grande meio-campista que promete muito: Marco Antônio. Com uma passagem pelo Estoril Praia, de Portugal, o volante chegou ao Shakhtar Donestk em 2019.

Tetê

Conhecido por usa saída turbulenta do Grêmio, o jogador chegou ao time ucraniano no ano passado. é outro nome que concorre à vaga na Olimpíadas do Japão, que será disputada em 2021.

LEIA MAIS:

Por onde anda Luiz Gustavo, surpresa de Felipão na Copa das Confederações?

Quanto valia a Seleção que venceu a Copa das Confederações em 2013?