Home Futebol Quatro times que você não faz ideia, mas que venceram a Copa do Brasil

Quatro times que você não faz ideia, mas que venceram a Copa do Brasil

Lista é composta por equipes que surpreenderam gigantes do futebol nacional e colocaram seu nome na história da Copa do Brasil

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A Copa do Brasil tem sido dominada por times grandes conquistando os campeonatos, mas sempre há espaços para clubes de menor expressão alcançarem a glória. Em 31 anos de competição foram quatro equipes que conseguiram seu lugar ao sol e foram campeãs após desbancarem a elite nacional.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

Criciúma – 1991

Ganhar é sempre bom, mas conseguir de forma invicta é ainda melhor. O Criciúma até então comandado por Luiz Felipe Scolari vinha em uma época de ouro e conseguiu conquistar a Copa do Brasil em apenas 10 jogos. Passando por Ubiratan, Atlético-MG, Goiás, Remo e Grêmio, o Tigrão conseguiu vencer todos os adversários e surpreendeu todo o mundo após quebrar uma hegemonia dos grandes clubes nacionais.

Juventude – 1999

Oito anos depois foi a vez do Juventude em conseguir conquistar a Copa do Brasil. Em 1999 a equipe teve uma tabela muito complicada, mas que sob o comando de Valmir Louruz quebrou todas as barreiras até a final. Na primeira fase, a equipe gaúcha venceu fora de casa o Guará por 5 a 1 e se classificou para enfrentar o Fluminense. Contra o Tricolor carioca, o Papada perdeu o primeiro jogo por 3 a 1, mas goleou por 6 a 0 no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Nas oitavas de final, os duelos contra o Corinthians foram para afirmar o nome da equipe na competição. Foram duas vitórias (2 a 0 e 1 a 0) que garantiram a vaga nas quartas de finais diante do Bahia. Após dois empates em 2 a 2, o Juventude conseguiu avançar com uma vitória por 4 a 1 nos pênaltis. No último desafio antes da final, um rival local foi o adversário para conseguir ao menos o vice-campeonato. Contra o Internacional, o Juventude empatou em 0 a 0 na ida e venceu por 4 a 0 na volta. Na grande decisão, os duelos contra o Botafogo serviram para confirmar o título histórico da equipe gaúcha.

Santo André – 2004

O Santo André também conseguiu seu lugar ao sol quando derrubou o Flamengo em 2004. Além do título inédito, o Ramalhão ficou marcado pelas grandes partidas protagonizadas na campanha. Entre os duelos marcados pela grande quantidade de gols foram a vitória contra o Novo Horizonte (5 a 0), os empates contra o Palmeiras nas quartas por 3 a 3 e 4 a 4, a derrota para 15 de Novembro por 4 a 3 na semifinal e a virada por 3 a 1 que garantiu a vaga na final diante do Flamengo. Na decisão, o clube paulista empatou o primeiro jogo em 2 a 2 e venceu no Rio de Janeiro por 2 a 0.

Paulista – 2005

Um dos times mais aguerridos que foi campeão da Copa do Brasil foi o Paulista de 2005. A equipe enfrentou dificuldades e sofreu para conseguir avançar até a final. Juventude (1 a 0 e 1 a 1), Botafogo (1 a 1 e 2 a 2), Internacional (0 a 1 e 1 a 0 – 4 a 2 nos pênaltis), Figueirense (1 a 0 e 0 a 1 – 3 a 2 nos pênaltis), Cruzeiro (3 a 1 e 2 a 3) e Fluminense (2 a 0 e 0 a 0) foram todos os adversários do Paulista na conquista do título de 2005.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Por onde andam os jogadores do Santo André que bateu o Flamengo e conquistou a Copa do Brasil em 2004?

Só falta a Libertadores: veja todos os títulos da carreira de Vanderlei Luxemburgo

CBF adota regra de cinco substituições por jogo nas competições de 2020

PUBLICIDADE