Home Futebol Quem foi o primeiro jogador a sair do preto tradicional e começar a usar chuteiras brancas?

Quem foi o primeiro jogador a sair do preto tradicional e começar a usar chuteiras brancas?

Jogador chamou atenção pela sua parceria com empresa alemã onde se tornou o primeiro a não atuar com chuteiras pretas

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

As chuteiras pretas hoje esquecidas e cada vez mais raridade no futebol mundial já foram unanimidade dentro do esporte. No cenário atual, o multicolorido roubou a cena nas últimas décadas e se tornou tendência, impulsionado pelas marcas fabricantes. Contudo, muito antes de surgir o “arco-íris” nos pés dos atletas, um jogador inglês foi o responsável por ditar uma moda fora do padrão habitual.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Após acertar um patrocínio com a empresa Hummel, o meia Alan Ball surpreendeu todos que acompanhavam a final da Supercopa da Inglaterra de 1970 entre sua equipe, o Everton, contra o Chelsea. Naquela oportunidade, o atleta que anos mais cedo havia sido campeão da Copa do Mundo defendendo o English Team apareceu com calçados brancos.

O motivo era justamente difundir a marca chamando atenção do público e difundir a mensagem de paz dos Beatles, banda oriunda da cidade de Liverpool, terra dos Toffees. E a ferramenta de trabalho diferente deu sorte para Alan Ball, que viu sua equipe triunfar por 2 a 1, faturando assim o título da competição.

PUBLICIDADE

Além do Everton, Ball passou por Arsenal, Southampton, Blackpool entre outras equipes. Posteriormente, o inglês ingressou na carreira de técnico, passando por Manchester City, Portsmouth, Stoke City e Exeter City. Vítima de uma parada cardíaca, o ex-jogador morreu em 2007, aos 61 anos.

MODA NO BRASIL

No Brasil a novidade das chuteiras brancas chegou em 1980, com Walter Casagrande como um dos pioneiros. Mas a prática não foi bem aceita em solo nacional.

LEIA MAIS: