Home Basquete De individuais a coletivos: 10 recordes “inquebráveis” de Michael Jordan na NBA

De individuais a coletivos: 10 recordes “inquebráveis” de Michael Jordan na NBA

Títulos e performances lendárias do astro permanecerão na história do basquete por um longo período

Alexandre Victor Lima Serafim
Fascinado por esporte.

Michael Jordan é o maior atleta da história do basquete, exemplo de sucesso dentro e fora do esporte. Entretanto, antes do status, performances e recordes colocaram a lenda do Chicago Bulls em outro patamar. Confira as marcas mais impressionantes do camisa 23 na NBA.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Confira marcas de Michael Jordan na NBA

1) Temporadas como cestinha da NBA (10)

Em 13 temporadas com a equipe de Chicago, Michael Jordan não foi o líder em pontos totais na liga em apenas três oportunidades. Está em quinto lugar como maior pontuador do esporte. Wilt Chamberlain fica em segundo, ainda assim com sete temporadas como cestinha. Atualmente, Kevin Durant é o jogador em atividade com mais, entretanto não alcançando nem a metade de Jordan, com quatro. 

2) Dois tricampeonatos consecutivos 

Conquistas consecutivas na NBA são um feito para poucos. Isso porque há desgaste e rotatividade dos elencos ao extremo, ano após ano. Ainda assim, o astro emplacou três campeonatos consecutivos em  duas oportunidades, durante uma das eras mais físicas do esporte. Nem mesmo o Golden State Warriors, provavelmente com o melhor quinteto da década, alcançou a façanha sequer uma vez.  

PUBLICIDADE

3) Maior média de pontos por jogo na história 

A habilidade em pontuar é marca registrada de Michael Jordan. Não à toa se tornou o único atleta com média superior a 30 pontos durante a carreira (30.1). Assim, superou lendas como Wilt Chamberlain, atleta que atingiu média superior a 50 pontos por jogo em 1962. Mesmo voltando da segunda aposentadoria, e competindo na liga até os 40 anos, as estatísticas de Michael permaneceram no topo. 

4) Maior média de pontos nos playoffs 

Na fase do mata mata, Jordan era ainda mais decisivo, pontuando como nenhum outro na parte mais crucial da temporada. A média, nos playoffs, de 33.4 pontos por jogo na carreira apenas afirma sua dominância em quadra. Allen Iverson é o segundo colocado na lista com 29.7 PPG. Entretanto atuou consideravelmente menos que Michael na fase de mata mata.  

5) Único jogador a ganhar mais que seu time combinado

Durante a temporada 1997-98, com a equipe de Illinois em busca do segundo tricampeonato consecutivo, Michael Jordan era insubstituível. Não à toa faturou 33.1 milhões de dólares (R$155.5 milhões aproximadamente) neste ano, quantia maior que o resto do elenco combinado. Ron Harper e Toni Kukoc ficam em segundo lugar, surpreendentemente ganhando quantia oito vezes menor que o camisa 23.     

6) Maior média de pontos nas finais   

Contra o Phoenix Suns, durante as finais de 1993, Michael levou o primeiro tricampeonato consecutivo, assim como obteve uma média de 41.0 pontos por jogo. Marca intocável até os dias hoje. Incluindo atuações memoráveis entre os jogos três e cinco da série melhor de sete, obtendo 44, 55 e 41 pontos respectivamente durante essa sequência.  

PUBLICIDADE

7) Seleções consecutivas para o time ideal de defesa (9) 

Michael Jordan foi um atleta completo nos dois lados da quadra. Sua defesa continua sendo o aspecto mais subestimado em seu jogo. Entretanto é o único atleta a ser nove vezes selecionado para o primeiro time ideal de defesa da liga, de forma consecutiva. Ao passo que liderou a liga em roubos de bola por três oportunidades.

8) Mais prêmios de melhor jogador das finais (6)

Para contemplar seu recorde perfeito na finalíssima, Michael Jordan detém seis prêmios de melhor jogador da série final. Nenhum outro atleta tem mais de três. Por outro lado, lendas como Tim Duncan e Kobe Bryant possuem cinco títulos, mas diferentemente de Jordan, dividiram os holofotes e a liderança do time durante as conquistas. Como resultado, Kobe faturou duas vezes o prêmio, enquanto Duncan foi o escolhido em três oportunidades.

9) Maior número de temporadas com mais de 200 roubos de bola e mais de 100 tocos (2)

Ainda no aspecto defensivo, apenas Hakeem Olajuwon e seu braço direito Scottie Pippen alcançaram temporadas com essas marcas. Ambos em apenas uma oportunidade. Entretanto, com a chegada de novas regras no aspecto defensivo ao longo das décadas, essa marca pode nunca mais ser alcançada. 

10) Maior pontuação em uma partida de playoffs 

Durante partida contra o Boston Celtics de Larry Bird, no mata mata de 1986, Michael Jordan teve uma atuação lendária. O ala de Chicago marcou 63 pontos em partida de duas prorrogações, contudo não evitou a derrota de 135 – 131. Elgin Baylor vem na segunda posição, em 1962 o membro do hall da fama marcou 61 pontos, com o uniforme dos Lakers. 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

A história por trás dos números 12 e 45 usados por Michael Jordan na NBA

The Last Dance: Novos episódios mostram Michael Jordan abandonando o basquete para jogar beisebol