Home Futebol São Cristóvão já teve jogadores em Copa do Mundo; conheça a história

São Cristóvão já teve jogadores em Copa do Mundo; conheça a história

‘Pequeno’ do futebol carioca, São Cri-Cri já teve jogadores na Seleção e disputando Copa

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

Hoje é impensável imaginar que clubes ‘pequenos’ ou sem a projeção das grandes potências do futebol brasileiro possam levar jogadores para a seleção brasileira ou até para a Copa do Mundo na atualidade. Mas um clube que hoje é considerado ‘pequeno’ e que na época brigava por títulos já teve o prazer de ter atletas em Copa, o São Cristóvão.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiIwMDU0Sm9UYyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Atualmente longe da elite do futebol carioca, o São Cri-Cri era um ‘grande’ nos anos 20 e 30, tendo ganho inclusive o Estadual em 1926 e vice em 1934.  E com direito a ver alguns de seus atletas vestir a camisa brasileira (que era branca na época) em Copas do Mundo.

PUBLICIDADE

Na Copa do Mundo de 1930, foram três os atletas do time cadete a vestir a camisa da Seleção na primeira edição do Mundial. Foram ao Uruguai o defensor Zé Luiz e os atacantes Theóphilo e Doca. Do trio, apenas Doca não jogou uma partida sequer daquela Copa. Theóphilo foi titular na estreia (derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia) e Zé Luiz entrou na vitória por 4 a 0 contra a Bolívia.

Theóphilo, inclusive, foi titular da Seleção em jogos antes e depois daquela Copa e até mesmo quando não defendia já o São Cristóvão, jogando pelo Fluminense. Doca só conseguiu fazer sua estreia num amistoso contra os EUA, vencido pelos brasileiros por 4 a 3.

Em 1938, o São Cri-Cri voltava a figurar com jogadores na Copa. No Mundial disputado na França, o meio-campista Affonsinho e o atacante Roberto foram os chamados por Adhemar Pimenta para a disputa do torneio. Exceto no jogo-extra contra a Tchecoslováquia (desempate nas quartas de final, vitória brasileira por 2 a 1), Affonsinho foi titular da Seleção. Já Roberto atuou em duas partidas, o ‘replay’ contra os tchecoslovacos (marcando inclusive gol) e a decisão do terceiro lugar contra a Suécia.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Por que jogadores estão processando clubes por jogos aos domingos e à noite?

(Crédito da foto: Divulgação/Facebook Oficial São Cristóvão)