Home Futebol São Paulo amarga tabu de nunca ter vencido fora em finais de Libertadores

São Paulo amarga tabu de nunca ter vencido fora em finais de Libertadores

Tricolor disputou seis decisões do torneio continental e foi campeão em três oportunidades ao longo da história

Hugo R. Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

O São Paulo é um time com bastante tradição na Copa Libertadores da América. Ao lado de Grêmio e Santos, são os maiores campeões brasileiros com três títulos cada. Ainda assim, a equipe da capital paulista amarga o fato de nunca ter vencido jogos fora de casa nas decisões.

PUBLICIDADE

Ao todo, o tricolor esteve presente em seis finais do torneio. Conseguiu vencer três delas, mas terminou com o vice-campeonato em outras três. Levantou o caneco nas edições de 1992, 1993 e 2005. Já a segunda posição ficou em 1974, 1994 e 2006.

Relembre as finais de Libertadores do São Paulo

1974
A primeira final do São Paulo foi na Libertadores de 1974 e seu adversário foi o Independente da Argentina, que naquela época já era tetracampeão. No primeiro jogo, os brasileiros venceram por 2 a 1 jogando em casa, gols de Pedro Rocha e Mirandinha, mas no jogo de volta perdeu, em Avellaneda, por 2 a 0.

PUBLICIDADE

Como não existia naquela época o saldo de gols para definir o campeão, houve um terceiro jogo em campo neutro. A partida aconteceu em Santiago, no Chile. O tricolor foi derrotado por 1 a 0, gol de Pavoni. O time paulista ainda teve a chance de empatar em pênalti de Zé Carlos, mas o goleiro defendeu a cobrança.

1992
Mais uma vez um argentino no caminho do São Paulo. Para conquistar a América, precisaria passar pelo Newell’s Old Boys de Marcelo Bielsa. Desta vez, o primeiro jogo foi em Rosário, na Argentina. Os donos da casa venceram por 1×0. Mas, no Morumbi, vitória brasileira por 1×0 e conquista do tricolor nos pênaltis.

Libertadores de 1993
Um ano depois, o São Paulo estava novamente em uma final de Libertadores e mais uma vez sem vencer uma final fora de casa. Agora, o adversário foi o Universidad Católica, do Chile. Assim como em 1974, o primeiro jogo foi no Morumbi e também com vitória dos mandantes, só que por 5 a 1.

Já no jogo de volta, em Santiago, o São Paulo foi outra vez derrotado, mas por 2 a 0. Como já havia o saldo de gols como critério de desempate, a equipe brasileira se tornava bicampeão da América.

PUBLICIDADE

Libertadores de 1994
Em 1994, o roteiro tricolor em finais se repete, mas sem um final feliz. Mais um clube argentino no caminho, o Vélez Sarsfield. No primeiro jogo fora de casa, vitória dos hermanos por 1×0. Já na volta, no Morumbi, o São Paulo devolveu o 1×0, mas acabou derrotado nos pênaltis.

Libertadores de 2005
Após treze anos sem chegar à, o São Paulo volta e encara pela primeira vez um time brasileiro: o Athletico Paranaense. Entretanto, desta vez, não houve derrota fora, pois o jogo ficou 1 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Na volta, os paulistas não deram chances e aplicaram 4 a 0 para faturar o título.

Libertadores de 2006
Foi mais uma final contra brasileiro, mas agora o Internacional. Ao contrário das outras vezes, o São Paulo não venceu nenhum dos jogos. Terminou o primeiro, em pleno Morumbi, derrotado por 2 a 1. Enquanto na volta, no Beira-Rio, empate por 2 a 2 deu a taça aos gaúchos.

LEIA MAIS
SAIBA COMO O GRÊMIO ESTAVA ATÉ A PARALISAÇÃO DO FUTEBOL

PUBLICIDADE