Home Futebol Veja quais competições seguem com futuro incerto na Europa

Veja quais competições seguem com futuro incerto na Europa

Velho Continente foi afetado de forma maciça pela pandemia do coronavírus

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Após uma diminuição significativa de casos positivos do coronavírus, o futebol na Europa começa a ter um cenário favorável para a retomada. Pioneira entre as grandes ligas, a Bundesliga completa neste próximo sábado (30) duas semanas do seu retorno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até o momento, o certame alemão teve rodadas de disputa, e serve como exemplo para outros países que elaboram seus respectivos protocolos de regresso, para garantir a total segurança de todos os envolvidos em uma partida de futebol.

Na próxima semana, o Campeonato Português terá a sua retomada para a conclusão da temporada. Apesar de uma situação mais amena da Covid-19 no Velho Continente, alguns países ainda se mostram preocupados, e diante disso embora o futebol tenha uma previsão de ser retomado, nada foi oficializado. Abaixo listamos o cenário vivenciado nas principais ligas da Europa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Saiba como abrir sua conta na VCreditos e participe do melhor clube de vantagens para apostadores

CAMPEONATO ITALIANO – SERIE A

Primeiro epicentro da pandemia do coronavírus no Velho Continente, a Itália conseguiu contornar a doença e aos poucos vem retomando a normalidade, respeitando todos os protocolos. De acordo com informações do jornal Marca, o ministro dos Esportes do país, Vincenzo Spadafora, a FIGC (Federação Italiana de Futebol) e a organização da Serie A vão se reunir nesta quinta-feira (28) para discutir o futuro do futebol no país.

Por lá, os organizadores da competição esperam um aval do governo para oficializar novas datas. Além das 12 rodadas restantes, o certame ainda tem mais quatro partidas para serem realizadas – estes duelos acabaram sendo suspensos no início da pandemia.

PUBLICIDADE

Os clubes já voltaram aos treinos desde o dia último dia 18, após liberação do governo. O Campeonato Italiano teve sua última partida realizada no dia 9 de março. Juventus e Lazio aparecem como principais postulantes ao Scudetto, e estão separados por apenas um tento.

PUBLICIDADE

CAMPEONATO ESPANHOL – LA LIGA

A La Liga vive uma situação bem parecida com a Serie A da Itália. A organização ainda segue no aguardo das autoridades, mas os clubes já se adiantaram nesta quinta (28) e traçaram datas para o retorno das primeiras quatro rodadas do certame em reunião. A decisão, no entanto, depende do aval das autoridades sanitárias da Espanha.

Ao que tudo indica, o Espanhol pode ser retomado no dia 14 de junho. De acordo com informações do presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, até a próxima terça-feira (02), os horários dos jogos e calendário deve ser oficializado.

Suspensa desde o dia 8 de março, a La Liga tem Barcelona e Real Madrid como concorrentes diretos ao título. Os blaugranos aparecem na frente com dois tentos de vantagem. Restam 11 jogos para a maioria dos clubes.

PUBLICIDADE

CAMPEONATO INGLÊS – PREMIER LEAGUE

A volta do futebol na região seria marcada pelo clássico entre Manchester City x Arsenal e Aston Villa x Sheffield, duelos estes atrasados. As outras partidas ocorreriam a partir do dia 21 de junho. A Premier League ainda não havia se posicionado oficialmente até o fechamento dessa matéria.
CHAMPIONS LEAGUE

Defensora desde o início que os certames pudessem ter os seus respectivos términos na Europa, a Uefa há algum tempo já tem discutido alternativas para concluir a Champions League desta temporada. O intuito da entidade do Velho Continente é fazer com que todas as competições terminem a temporada regular, para depois focar no principal torneio do continente, que ainda tem jogos restantes das oitavas de final.

A entidade já deixou claro o intuito de realizar a reta decisiva da Champions em agosto, o formato do restante da competição, no entanto, corre risco de ser alterado a partir das quartas, para enxugar datas. A imprensa europeia cogitou a possibilidade de conclusão da competição com campos neutros.

LEIA MAIS:

Better Collective