Após uma diminuição significativa de casos positivos do coronavírus, o futebol na Europa começa a ter um cenário favorável para a retomada. Pioneira entre as grandes ligas, a Bundesliga completa neste próximo sábado (30) duas semanas do seu retorno.
Até o momento, o certame alemão teve rodadas de disputa, e serve como exemplo para outros países que elaboram seus respectivos protocolos de regresso, para garantir a total segurança de todos os envolvidos em uma partida de futebol.
Na próxima semana, o Campeonato Português terá a sua retomada para a conclusão da temporada. Apesar de uma situação mais amena da Covid-19 no Velho Continente, alguns países ainda se mostram preocupados, e diante disso embora o futebol tenha uma previsão de ser retomado, nada foi oficializado. Abaixo listamos o cenário vivenciado nas principais ligas da Europa.
Saiba como abrir sua conta na VCreditos e participe do melhor clube de vantagens para apostadores
CAMPEONATO ITALIANO – SERIE A
Primeiro epicentro da pandemia do coronavírus no Velho Continente, a Itália conseguiu contornar a doença e aos poucos vem retomando a normalidade, respeitando todos os protocolos. De acordo com informações do jornal Marca, o ministro dos Esportes do país, Vincenzo Spadafora, a FIGC (Federação Italiana de Futebol) e a organização da Serie A vão se reunir nesta quinta-feira (28) para discutir o futuro do futebol no país.
Por lá, os organizadores da competição esperam um aval do governo para oficializar novas datas. Além das 12 rodadas restantes, o certame ainda tem mais quatro partidas para serem realizadas – estes duelos acabaram sendo suspensos no início da pandemia.
Os clubes já voltaram aos treinos desde o dia último dia 18, após liberação do governo. O Campeonato Italiano teve sua última partida realizada no dia 9 de março. Juventus e Lazio aparecem como principais postulantes ao Scudetto, e estão separados por apenas um tento.
CAMPEONATO ESPANHOL – LA LIGA
A La Liga vive uma situação bem parecida com a Serie A da Itália. A organização ainda segue no aguardo das autoridades, mas os clubes já se adiantaram nesta quinta (28) e traçaram datas para o retorno das primeiras quatro rodadas do certame em reunião. A decisão, no entanto, depende do aval das autoridades sanitárias da Espanha.
Ao que tudo indica, o Espanhol pode ser retomado no dia 14 de junho. De acordo com informações do presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, até a próxima terça-feira (02), os horários dos jogos e calendário deve ser oficializado.
Suspensa desde o dia 8 de março, a La Liga tem Barcelona e Real Madrid como concorrentes diretos ao título. Os blaugranos aparecem na frente com dois tentos de vantagem. Restam 11 jogos para a maioria dos clubes.
CAMPEONATO INGLÊS – PREMIER LEAGUE
Defensora desde o início que os certames pudessem ter os seus respectivos términos na Europa, a Uefa há algum tempo já tem discutido alternativas para concluir a Champions League desta temporada. O intuito da entidade do Velho Continente é fazer com que todas as competições terminem a temporada regular, para depois focar no principal torneio do continente, que ainda tem jogos restantes das oitavas de final.
A entidade já deixou claro o intuito de realizar a reta decisiva da Champions em agosto, o formato do restante da competição, no entanto, corre risco de ser alterado a partir das quartas, para enxugar datas. A imprensa europeia cogitou a possibilidade de conclusão da competição com campos neutros.

