Home Futebol Você sabe em quais times o Zico jogou?

Você sabe em quais times o Zico jogou?

Maior ídolo da história do Flamengo, relembre quais clubes o “Galinho de Quintino” defendeu na carreira

Por Adriano Oliveira em 07/05/2020 15:44 - Atualizado há 2 anos

Zico, pelo Flamengo (Divulgação) Bola de Prata Brasileirão
Divulgação

Arthur Antunes Coimbra, conhecido mundialmente por Zico, tem 67 anos e nasceu no Rio de Janeiro no dia 3 de março de 1953. Começou a jogar futebol de salão num time formado por amigos e familiares chamado Juventude, do bairro de Quintino Bocaiúva, de onde vem o apelido “Galinho de Quintino”.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

Aos 14 anos, ingressou na escolinha de futebol do Flamengo levado pelo radialista Celso Garcia, um amigo da família que o viu marcar dez gols em uma partida de futsal. Quatro anos depois, Zico estreou na equipe profissional, em 1971, no clássico diante do Vasco e, com a camisa 9, deu o passe para Nei Oliveira anotar o primeiro gol da vitória rubro-negra sobre o rival por 2 x 1.

No Flamengo, Zico jogou a maior parte de sua carreira e se tornou o maior ídolo da história do clube, conquistando sete Campeonatos Cariocas, três Campeonatos Brasileiros, uma Copa União, uma Copa Libertadores da América e um Mundial Interclubes em 732 partidas disputadas e 509 gols marcados, quase o dobro do segundo maior goleador, Dida, que balançou as redes “apenas” 264 vezes.

Zico em sua passagem pelo futebol italiano defendendo a Udinese (Foto: Reprodução)

Após 16 anos, Zico deixou o Flamengo e se transferiu ao futebol europeu em 1983 para defender a Udinese, da Itália, sendo campeão do Torneio Quadrangular no mesmo ano. O ex-jogador permaneceu no time italiano por duas temporadas e assinalou 19 gols, encantando os torcedores nas cobranças de falta, uma de suas especialidades.

Retornou ao Brasil para atuar no clube que o revelou, o Flamengo, até 1989. Depois de uma rápida passagem pela política como secretário de esportes no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1991 Zico assinou contrato de três anos para jogar no Sumitomo Metals, do Japão (que depois passaria a ser o atual Kashima Antlers), com o objetivo principal de desenvolver e profissionalizar o futebol no país asiático.

Entre 1991 e 1994, Zico vestiu a camisa do Kashima Antlers, do Japão (Foto: Divulgação)

Ganhou quatro títulos pelo clube japonês, onde encerrou a carreira de jogador em 1994 também como ídolo, sendo chamado de “Shamá”, que significa “Divino”.

Pela seleção brasileira, o “Galinho de Quintino” entrou em campo 93 vezes e marcou 67 gols, o terceiro maior artilheiro da equipe canarinho. Disputou três Copas do Mundo: na Argentina em 1978, na Espanha em 1982 e no México em 1986. Depois de se aposentar dos gramados, Zico trabalhou como treinador em seleções e clubes de várias partes do mundo, além de também atuar como dirigente e comentarista esportivo.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.ex.co/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

[playbuzz-item item=”ee7c448e-cde4-455a-a095-7af723cf8e0b” shares=”false” info=”false” wp-pb-id=”141818″]

LEIA MAIS

Flamengo x River Plate: como assistir à reprise da final da Libertadores de 2019

Rivaldo diz que Messi é um dos culpados por Coutinho não ter dado certo no Barcelona

Saiba quais são os jogadores com mais títulos na história do futebol mundial

Exit mobile version