Home Futebol 15 anos: relembre cinco curiosidades do título do Paulista na Copa do Brasil

15 anos: relembre cinco curiosidades do título do Paulista na Copa do Brasil

Conquista histórica do Paulista na Copa do Brasil em 2005 completa 15 anos nesta segunda-feira e alguns momentos da campanha do Galo foram marcantes

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Há 15 anos atrás o Paulista de Jundiaí conseguia um feito que poucos times alcançaram até hoje: conquistar uma Copa do Brasil. A façanha é ainda maior quando ao longo dos anos é possível ver que nenhum outro clube modesto do país alcançou depois de 2005.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJOTGNKaHVhciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Para relembrar a inédita conquista do Paulista em 2005, o Torcedores decidiu relembrar cinco curiosidades que marcaram a campanha do Galo de Jundiaí e que trouxeram um dos maiores orgulhos para a equipe da cidade do interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

Nomes conhecidos

O inédito título do Paulista foi acompanhado por jogadores que marcaram seus clubes e outros estão até hoje no futebol. Alguns dos principais atletas foram Nenê e Cristian que estavam no elenco do técnico Vagner Mancini. O meio-campista teve uma grande carreira por Santos, PSG, São Paulo e atualmente está no Fluminense. Por sua vez, o volante foi um dos grandes nomes do Corinthians no início da última década e foi multi-campeão com a o Timão. Apesar de todo talento no Grêmio e Atlético-MG, o jovem Victor ainda era reserva do goleiro Rafael.

Sem derrotas em casa

O Paulista enfrentou seis adversários até o título da Copa do Brasil e não perdeu em nenhuma partida quando jogou no Jayme Cintra. Foram cinco vitórias e uma derrota, incluindo o triunfo contra o Fluminense no duelo de ida pela semifinal quando bateu os cariocas por 2 a 0.

Além dos grandes

Vencer a Copa do Brasil é ainda mais importante para um clube modesto do país. O Paulista se juntou com o Santo André que venceu em 2004 como os dois únicos paulistas modestos que conquistaram o título. Além dele, Corinthians, Palmeiras e Santos faturaram a competição e o São Paulo nunca conquistou o torneio mata-mata.

Copa do Brasil através do Paulista?

O Paulista só conseguiu disputar a Copa do Brasil em 2005 através da ótima campanha feita no estadual em 2004. O time de Jundiaí chegou até as finais, mas foi derrotado pelo São Caetano. O regulamento da temporada previa que o vice-campeão ganhasse automaticamente uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

PUBLICIDADE

Queda de artilheiro

Fred ainda estava no Cruzeiro em 2005 e foi o artilheiro da Copa do Brasil de 2005 com 14 gols – maior marca até hoje em uma única edição. No entanto, na semifinal a Raposa enfrentou o Paulista e se deu mal. Apesar da eliminação, o camisa 9 foi responsável por marcar três dos quatro gols da equipe no confronto (1 na ida em São Paulo e 2 no Mineirão).

LEIA MAIS:

Quiz: você lembra tudo sobre a Copa do Brasil de 2005?

PUBLICIDADE

Quiz: você lembra tudo sobre a Copa do Brasil de 2004?

Pontaria afiada: veja quais foram os artilheiros da Copa do Brasil de 2004