Home Futebol 5 fatos que provam que a Copa do Mundo de 2014 foi a “Copa das Copas”

5 fatos que provam que a Copa do Mundo de 2014 foi a “Copa das Copas”

Apesar do tropeço do Brasil na semifinal diante da Alemanha na semifinal no Mineirão, a Copa do Mundo de 2014 foi uma das mais marcantes da história

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A tão aguardada Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi muito esperada por todos e principalmente pelos brasileiros que sediaram a competição após 64 anos. Com quase 100 anos desde a primeira edição do torneio muitos lugares foram considerados como marcantes, mas a penúltima edição é sem dúvida levada como a Copa das Copas.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIzOWF0YVZxcSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Veja alguns dos fatores que fazem a edição de 2014 como a Copa das Copas

Eliminação da última campeã

A Espanha foi campeã na Africa do Sul após bater a Holanda na grande decisão com gol de Iniesta, mas no Brasil a Furia não passou da fase de grupos. Logo na primeira rodada, uma goleada arrasadora para a Holanda por 5 a 1 balançou a moral da equipe que em grupo com a Austrália e Chile era a favorita. Na segunda rodada, foi a vez de enfrentar o time sul-americano e uma nova derrota e a confirmação da eliminação antecipada. A única alegria para a torcida espanhola foi conseguir os primeiros três pontos ao vencer a Austrália por 3 a 0 em Curitiba.

PUBLICIDADE

Cotada como uma das candidatas para ao menos chegar nas fases finais da Copa do Mundo, a Espanha foi sem dúvidas a maior decepção do torneio.

Times menores surpreendendo

Grécia, Estados Unidos e Costa Rica foram as maiores surpresas na Copa do Mundo de 2014. O principal destaque entre as três seleções foi o time costa-riquenho que no grupo D contra Uruguai, Itália e Inglaterra era cotado para ser o último colocado pela tradição dos adversários.

No entanto, o que ninguém esperava era que a Costa Rica terminaria como líder do grupo ao bater Uruguai (3 a 1) e a Itália (1 a 0) e empatar com a Inglaterra sem gols. Com o resultado, o time conseguiu avançar para as oitavas de final onde eliminou a Grécia nos pênaltis e depois foi eliminado para a Holanda também nas alternadas.

Tanto Estados Unidos quanto Grécia avançaram para as oitavas de final surpreendendo em grupos que seleções mais tradicionais foram eliminados. O time europeu conseguiu superar Costa do Marfim e Japão enquanto os norte-americanos derrubaram Gana e Portugal de Cristiano Ronaldo.

PUBLICIDADE

Torcida fanática em um dos maiores palcos do mundo

Apesar de ser um dos lugares menos favoráveis financeiramente, os brasileiros conseguiram mostrar toda a sua paixão pelo futebol e lotaram os 12 estádios que receberam os jogos na Copa de 2014. Foram mais de 3,2 milhões de torcedores nas 64 partidas incluindo na grande decisão entre Alemanha e Argentina.

Goleadas históricas

Foram 64 jogos com pelo menos 9 jogos que tiveram um dos times marcando 4 gols ou mais. Desde a primeira rodada em que a Holanda fez 5 a 1 na Espanha até a semifinal quando a Alemanha venceu o Brasil, algumas partidas marcaram a história da Copa do Mundo no país. Com seleções tradicionais e surpresas prontas para aprontarem, o evento reuniu jogos que marcaram a memória de quem acompanhou os jogos.

Número 77

Desde 1930, a Copa do Mundo recebeu muitas seleções com algumas que viraram frequentes nas edições outras que sumiram ao longo dos anos. Em 2014, apenas uma seleção foi novata: a Bósnia e Herzegovina estreou em mundiais e foi a de número 77 a jogar a maior competição organizada pela FIFA.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Fifa relembra feito histórico de Pelé na Copa do Mundo de 1958

8 craques que conquistaram a única Copa do Mundo que disputaram

Fernando Diniz recorda Seleção Brasileira da Copa do Mundo 1982 e a utiliza para fazer metáforas: “Era torcedorzaço”

PUBLICIDADE