Home Futebol Do Kuwait à Jamaica: 5 técnicos brasileiros que comandaram seleções aleatórias em Copas

Do Kuwait à Jamaica: 5 técnicos brasileiros que comandaram seleções aleatórias em Copas

Nem todos os treinadores têm chance de trabalharem em grandes seleções

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Os técnicos brasileiros muitas vezes conseguem disputar Copas do Mundo, mas nem sempre com seleções que brigarão pela conquista do título.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJmSjBXM0tydyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Veja 5 técnicos brasileiros que comandaram seleções aleatórias em Copas:

Carlos Alberto Parreira
Campeão do mundo com o Brasil em 1994, Parreira tem um histórico de seis Mundiais. Além de conquistar o tetra, treinou a Seleção ainda em 2006, mas não foi longe e parou nas quartas.

O técnico, porém, fez outras quatro Copas com seleções completamente aleatórias. A mais comum de ser lembrada é a de 2010, com a África do Sul, mas Parreira ainda comandou a Arábia Saudita em 1998, os Emirados Árabes em 1990 e o Kuwait em 1982.

Alexandre Guimarães
O técnico é simplesmente um dos mais importantes da história da Costa Rica e foi o técnico da seleção da Concacaf nas Copas do Mundo de 2002, quando enfrentou o Brasil, e de 2006.

PUBLICIDADE

José Faria
O treinador brasileiro foi para o Marrocos na década de 80 para comandar clube e assumiu a seleção local na preparação para a Copa do Mundo de 1986, realizada no México. Levou os africanos ao Mundial e ficou no país até sua morte, em 2013.

Marcos Paquetá
O treinador fez carreira no mundo árabe e foi o escolhido para treinar a seleção da Arábia Saudita na disputa da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Ficou até 2007 e saiu para trabalhar em clubes mais uma vez.

René Simões
Um dos nomes mais famosos da lista, René Simões fez todo o trabalho de Eliminatórias com a Jamaica e levou a seleção à sua única Copa do Mundo até hoje, em 1998. Assumiu em 1994 e ficou por seis anos, disputou o Mundial, conquistou a Copa do Caribe e saiu em 2001 para comandar a vizinha Trinidad e Tobago.

Outros treinadores brasileiros comandaram seleções diferentes em Copas, mas não tão aleatórias. Didi, em 1970, e Tim, em 1982, treinaram o Peru. Luiz Felipe Scolari comandou Portugal em 2006 e Paulo Cesar Carpegiani foi técnico do Paraguai em 1998. Evaristo de Macedo por pouco não levou o Iraque à Copa do Mundo de 1986, mas perdeu a chance no fim das Eliminatórias.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Animal, Capetinha e mais: 10 jogadores brasileiros com apelidos inesquecíveis