Home Futebol 7 jogadores brasileiros famosos que fracassaram na Europa

7 jogadores brasileiros famosos que fracassaram na Europa

Alguns craques brasileiros só brilharam por aqui

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Brasil nem sempre forma jogadores que brilharam na Europa. Alguns deles ficaram famosos apenas por aqui e fracassam no Velho Continente.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQYm5pWTU1UyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Veja 7 jogadores brasileiros famosos que fracassaram na Europa:

Tulio Maravilha
Um dos jogadores mais folclóricos do futebol brasileiro, Túlio Maravilha esteve na Europa em duas oportunidades, sempre em pequenos centros. Primeiro foi para a Suíça, onde defendeu o Sion. Disputou 48 jogos e marcou 24 gols, mas não durou no continente e voltou para o Brasil para defender o Botafogo, clube que se tornou ídolo. Em 2002 aceitou convite para defender o Ujpest, da Hungria, e também teve números positivos. Foram seis gols em 12 jogos, mas não seguiu no continente e voltou ao país para defender o Brasiliense.

Túlio Maravilha admite: na ponta do lápis, vão achar uns 800 gols ...

Reprodução/Youtube

Luizão
Maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores, Luizão teve duas passagens decepcionantes pela Europa. Quando ainda era um jovem centroavante, em 1997, foi para o Deportivo La Coruña e disputou apenas 15 jogos antes de voltar para o Vasco. Voltou para o continente em 2002 após o título mundial com a Seleção e decepcionou no Hertha Berlim. Marcou apenas seis gols em dois anos e retornou para o Brasil para defender o Botafogo.

Luizão e Marcelinho relembram conquista do Mundial de 2000 pelo ...

Divulgação/CBF

Marcelinho Carioca
O “Disk Marcelinho” foi criado pela Federação Paulista para o retorno do jogador que mais decepcionou na Europa na década de 90. Marcelinho fez seis jogos no Valencia em 1997 e voltou ao Brasil para defender o Corinthians. Retornou à Europa em 2004, quando defendeu o Ajaccio, da França, fez dez jogos, marcou dois gols e foi para o Brasiliense em 2005.

PUBLICIDADE
Há 26 anos, Marcelinho Carioca estreava pelo Corinthians

Divulgação/Corinthians

Junior Baiano
O zagueiro deixou o São Paulo em 1995 para defender o Werder Bremen, da Alemanha, e até foi titular da equipe. Fez 40 jogos, marcou dois gols, mas já se mostrou um atleta indisciplinado e voltou ao Brasil no ano seguinte para defender o Flamengo.

Jr Baiano diz que não era jogadores

Reprodução/Fox Sports

Viola
Os números de Viola não foram ruins quando defendeu o Valencia de 1996 a 1997, mas sua fama ficou parecida com a de Junior Baiano e ele logo voltou após 37 jogos e 12 gols. Foi mais uma vez para a Europa em 2002, quando jogou no Gaziantespor, da Turquia, ficou duas temporadas, marcou 18 gols, mas não criou e retornou para defender o Guarani em 2004.

Tetracampeão Viola completa 47 anos nesta sexta - Confederação jogadores...

Divulgação/CBF

Paulo Nunes
O atacante deixou o Grêmio para defender o Benfica entre 1997 e 1998, mas jogou apenas oito vezes, marcou dois gols e nunca mais teve experiência europeia antes de voltar ao Brasil para defender o Palmeiras e se tornar ídolo.

Paulo Nunes projeta campeão da Libertadores e crava: 'Será ...

Reprodução/SporTV

Cesar Sampaio
O volante que disputou a Copa de 1998 pelo Brasil e foi ídolo do Palmeiras foi para o Deportivo La Coruña em sua única experiência europeia já em 2000, quando era quase um veterano. Jogou com grandes no clube, mas disputou apenas 15 jogos e se lesionou antes de voltar.

PUBLICIDADE
CBF oficializa contratação de jogadores César Sampaio como auxiliar fixo da ...

Divulgação/CBF

Leia mais:
De URSS à Alemanha Ocidental: veja os 16 países que participaram da Copa do Mundo de 1962